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EGP-ABOP julgados e normativos publicados nos DOU's de 03.04 e 04.04.2013.

- Assunto: AMOSTRAS. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 69. Ementa: o TCU deu
ciência ao Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro (COMRJ) sobre a
necessidade de incluir nos editais de licitação, cláusula na qual conste,
expressamente, a possibilidade de as licitantes e demais interessados
poderem acompanhar o procedimento de avaliação das amostras em conformidade
com o princípio da publicidade, estampado no art. 37, "caput", da
Constituição da República, e da transparência, além da previsão expressa no
art. 4º da Lei nº 8.666/1993 (alínea "c", TC-045.869/2012-0, Acórdão nº
637/2013-Plenário).

- Assunto: EDUCAÇÃO. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 69. Ementa: o TCU deu
ciência à Universidade Federal do Paraná que: a) a cobrança de mensalidade
por cursos de pós-graduação "stricto sensu" é inconstitucional, pois afronta
o princípio da gratuidade do ensino nas instituições públicas, insculpido no
art. 206, inciso IV, da Constituição Federal de 1988; b) o Mestrado
Interinstitucional
(Minter) consubstancia-se como curso regular de mestrado, inserido em seu
programa de pós-graduação "stricto sensu", nos termos da Portaria/ CAPES nº
61/2011 e Edital/CAPES nº 13/2011; c) a viabilização da execução de um
Mestrado ou Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter), quando ofertado
por instituição pública de ensino, ocorre mediante a alocação de recursos
próprios das entidades participantes, em regime de mútua cooperação (itens
1.7.1 a 1.7.3, TC-015.248/2011-9, Acórdão nº 639/2013-Plenário).

- Assunto: OBRA PÚBLICA. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 72. Ementa: o TCU deu
ciência à Amazonas Energia de que, conforme art. 102 da Lei nº 12.708/2012,
o custo global das obras e dos serviços de engenharia contratados e
executados com recursos dos orçamentos da União será obtido a partir de
composições de custos unitários, previstas no projeto, menores ou iguais à
mediana de seus correspondentes no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e
Índices da Construção Civil (SINAPI), mantido e divulgado, na internet, pela
Caixa Econômica Federal e pelo IBGE, e, no caso de obras e serviços
rodoviários, à tabela do Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO),
excetuados os itens caracterizados como montagem industrial ou que não
possam ser considerados como de construção civil (item 9.4,
TC-007.292/2011-2, Acórdão nº 656/2013-Plenário).

- Assuntos: CONLUIO e PARENTESCO. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 73.
Ementa: determinação ao Centro de Serviços de Logística - Recife/PE
(CSL/Recife), do Banco do Brasil, para que, diante de atos, comportamentos,
ou conjunto de informações suspeitas por parte dos licitantes, verifique,
quando da realização das licitações, junto aos sistemas SICAF, SIASG, CNPJ e
CPF, o quadro societário e o endereço dos licitantes com vistas a verificar
a existência de sócios comuns, endereços idênticos ou relações de
parentesco, o que, analisado em conjunto com as demais informações, poderá
indicar a ocorrência de fraude contra o certame, incorrendo na tipificação
do art. 90 da Lei nº 8.666/1993 (item 9.4.1, TC-016.822/2011-0, Acórdão nº
662/2013- Plenário).

- Assunto: PREGÃO. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 73. Ementa:
determinação ao Centro de Serviços de Logística - Recife/PE (CSL/ Recife),
do Banco do Brasil, para que realize estudos de preços para a definição de
valores máximos como critério de aceitação das propostas nas suas licitações
na modalidade pregão, em conformidade com o que dispõem os incisos III e V
do art. 15 e o inciso IV do art. 43, ambos da Lei nº 8.666/1993, bem assim
com os incisos I e III do art. 3º da Lei nº 10.520/2002 (item 9.4.2,
TC-016.822/2011-0, Acórdão nº 662/2013- Plenário).

- Assunto: CONTRATOS. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 76. Ementa: o TCU
realizará oitiva da VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., para
que apresente manifestação acerca da irregularidade caracterizada pela
assinatura de aditivos contratuais que promoveram retiradas de escopos que
descaracterizaram funcionalmente o objeto inicialmente licitado, ressaltando
as medidas que estiverem sendo tomadas para a contratação e a execução do
que se fizer necessário à conclusão do escopo originalmente contratado,
garantindo, assim, a funcionalidade do empreendimento, destacando também o
custo de tais medidas corretivas (item 9.1.2, TC-012.613/2012-6, Acórdão nº
673/2013- Plenário).

- Assuntos: CONTRATOS e SERVIÇO CONTÍNUO. DOU de 03.04.2013, S. 1, p.
98. Ementa: o TCU deu ciência à Universidade Federal dos Vales do
Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para que, nos contratos, estabeleça cláusula
prevendo o prazo de vigência e prorrogação extrapolando o exercício
financeiro, somente quando o objeto da licitação referir-se a serviços que
forem executados de forma contínua, de forma a não contrariar a regra geral
de duração dos contratos definida no "caput"
do art. 57 da Lei nº 8.666/1993 (item 1.7.1.6, TC-024.643/2011-4, Acórdão nº
1.539/2013-1ª Câmara).

- Assuntos: MARCA e PADRONIZAÇÃO. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 98.
Ementa: o TCU deu ciência à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
e Mucuri (UFVJM) para que faça constar, nos autos do processo, as
justificativas de ordem técnica e econômica que fundamentem a preferência
por determinada marca ou modelo, fato não observado num pregão eletrônico,
contrariando o art. 7°, § 5º, da Lei nº 8.666/1993, quando se tratar da
padronização de aquisição a que se refere o art. 15, inciso I, da referida
lei (item 1.7.1.7, TC-024.643/2011-4, Acórdão nº 1.539/2013-1ª Câmara).

- Assunto: AUDITORIA. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 99. Ementa: o TCU deu
ciência à UFABC acerca da impropriedade caracterizada pelo não atendimento
das recomendações expedidas pela Auditoria Interna da UFABC, referente à
área de patrimônio (item 1.7.4, TC-026.427/2011-7, Acórdão nº 1.541/2013-1ª
Câmara).

- Assunto: TOMADA DE CONTAS ESPECIAL. DOU de 03.04.2013, S. 1, p. 109.
Ementa: determinação ao Fundo Nacional de Saúde para que apure a
responsabilidade pelo atraso na instauração da tomada de contas especial
referente a um convênio (item 9.2, TC-019.603/2011-8, Acórdão nº
1.625/2013-1ª Câmara).

- Assunto: LIQUIDAÇÃO. DOU de 04.04.2013, S. 1, p. 79. Ementa: o TCU deu
ciência a uma secretaria municipal de saúde acerca da falha caraterizada
pela falta de aposição de data no atesto das notas fiscais de processos de
aquisição de medicamentos, o que impossibilita a verificação do cumprimento
do art. 62 da Lei nº 4.320/1964 (item 1.10.1.2, TC-031.017/2011-8, Acórdão
nº 1.574/2013-2ª Câmara).

- Assuntos: ALMOXARIFADO e MEDICAMENTOS. DOU de 04.04.2013, S. 1, ps.
80 e 81. Ementa: devido ao elevado nível de descontrole do almoxarifado de
uma prefeitura, o TCU se posicionou no sentido de que fossem feitas as
seguintes determinações ao Ministério da Saúde: a) estabeleça um padrão
mínimo de qualidade para os almoxarifados dos demais entes federados como
condição para recebimento de recursos federais para aquisição de
medicamentos, com exigências mais rigorosas para os que recebem mais
recursos. O padrão a ser estabelecido deve considerar tanto os mecanismos de
controles (registros de entrada, registros de saída, controle de vencimento
dos medicamentos, relatórios e outros) como as condições físicas de
armazenagem (organização, controle de temperatura, etc.); b) fixe prazo
razoável para que os entes federados se ajustem ao padrão estabelecido, após
o qual o não cumprimento dessas exigências mínimas implicará o não
recebimento de recursos (itens 1.10.5.1.1 e 1.10.5.1.2, TC-031.017/2011-8,
Acórdão nº 1.574/2013-2ª Câmara).

NORMATIVOS

- Assunto: OUTROS. Lei nº 12.793, de 02.04.2013 (DOU de 03.04.2013, S.
1, ps. 1 e 2) - dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro- Oeste
(FDCO); altera a Lei nº 12.712, de 30 de agosto de 2012, para autorizar a
União a conceder subvenção econômica às instituições financeiras oficiais
federais, sob a forma de equalização de taxa de juros nas operações de
crédito para investimentos no âmbito do FDCO; altera as Leis nº 7.827, de 27
de setembro de 1989, e nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001, que tratam das
operações com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte,
do Nordeste e do Centro- Oeste; constitui fonte adicional de recursos para
ampliação de limites operacionais da Caixa Econômica Federal e do Banco do
Brasil S.A.; altera a Medida Provisória nº 2.199-14, de 24 de agosto de
2001, e a Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005, para estender à Região
Centro-Oeste incentivos fiscais vigentes em benefício das Regiões Norte e
Nordeste; e dá outras providências.

- Assunto: LDO 2013. Lei nº 12.795, de 02.04.2013 (DOU de 03.04.2013, S. 1,
p. 5) - altera a Lei nº 12.708, de 17 de agosto de 2012, que dispõe sobre as
diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2013 e dá
outras providências.

- Assunto: LIMPEZA. Portaria/SLTI-MP nº 6, de 03.04.2013 (DOU de 04.04.2013,
S. 1, ps. 65 e 66) - atualiza os valores limites para contratação de
serviços de limpeza e conservação, em substituição aos valores limites
publicados pela Portaria nº 4, de 7 de fevereiro de 2012, nº 9, de 17 de
fevereiro de 2012, nº 6, de 07 de fevereiro de 2012, nº 7, de 9 de fevereiro
de 2012, nº 20, de 10 de abril de 2012, e Portaria nº 42, de 11 de agosto de
2011, para as Unidades Federativas de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Mato
Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Rondônia.

INSCRIÇÕES ABERTAS!
CURSOS DA ABOP – 1º semestre/2013
(maiores informações pelo tel. 61 3224-2613 ou pelo e-mail:
secretaria@abop.org.br)

IX Curso sobre Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal –
18.03 a 22.03.2013, 20 h, 18:20h às 22:20h.

IV Curso sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional –
01.04 a 04.04.2013, 30h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IV Curso Prático de Processo Administrativo Disciplinar – 01.04 a
05.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

I Curso sobre SIOP Básico – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento
Públicos – 01.04 a 05.04.2013, 30h, 16:00h às 22:30h.

VIII Curso sobre Execução Orçamentária da Folha de Pessoal no SIAFI (Novo
Documento) – 01.04 a 05.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

IX Curso de Formação de Pregoeiros: Pregão Eletrônico e Sistema de Registro
de Preços – 08.04 a 12.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XI Curso de Fiscalização de Contratos Administrativos – Implicações das IN
02/08, IN 03/09 e IN 05/10 do MPOG e as Principais Mudanças da
Regulamentação para a Administração Pública – 08.04 a 12.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

XX Curso de Suprimento de Fundos Aplicado ao SIAFI e Sistema de Cartão de
Pagamento-SCP – 08.04 a 12.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

I Curso de Planejamento Estratégico Organizacional – 08.04 a 12.04.2013,
40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 14:00h às 18:00h.

115º Curso sobre Siafi Operacional/Com o Novo CPR, Curso Completo de
Execução Orçamentária e Financeira: Teoria e Prática – 15.04 a 26.04.2013,
48h, 18:20h às 22:20h.

I Curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Cadeia de Suprimentos –
15.04 a 26.04.2013, 40h, 18:20h às 22:20h.

XVII Curso sobre Contratação de Bens e Serviços de TI (Segundo a IN-04 da
SLTI/MP e a Jurisprudência do TCU) – 15.04 a 26.04.2013, 32h, 08:00h às
12:00h.

VI Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco – 15.04 a
26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

III Curso Prático sobre Sistema SICONV e Portal de Convênios – 22.04 a
26.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XXIX Curso de Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais na
Contratação de Bens e Serviços (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS), com Ênfase
nos Reflexos da Desoneração da Folha na Retenção – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

I Curso sobre Tempo de Serviço, de Contribuição e de Efetivo Exercício
quanto à Apuração, Averbação Integral e Parcial e da Desaverbação, observada
a Natureza Jurídica e Finalidades (Portaria 154/2008/MPS- Atos
Complementares, Inclusive do STF e do TCU) – 22.04 a 25.04.2013, 34h, 08:00h
às 12:00h e das 13:30h às 17:30h.

XIII Curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

VI Curso de Treinamento Novo CPR – 06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XXXIV Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência –
06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XIV Curso sobre Elaboração e Gestão do Plano Plurianual – 06.05 a
09.05.2013, 32h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

III Curso de Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas
Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de acordo com a IN 02/2008, com
Alterações da IN 03/09, IN 04/09 e IN 05/09 e Portaria nº 07, de 09 de março
de 2011, Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços de Contratos
Administrativos – 13.05 a 17.05.2013, 20h, 18:20h às 22:20h.

XX Curso de Tomada de Contas Especial – Teoria e Prática – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXV Curso de Contabilidade Pública – 13.05 a 24.05.2013, 40h, 18:20h às
22:20h.

XXXII Curso de Auditoria e Controles Internos Governamentais – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 18:45h às 22:15h.

XXIX Curso Integrado sobre Contratos, Licitações e Convênios – 13.05 a
29.05.2013, 54h, 18:30h às 22:00h.

59º Curso sobre Siafi Gerencial – 20.05 a 29.05.2013, 24h, 19:00h às 22:00h.

III Curso de Modelagem e Gestão de Processos – 27.05 a 29.05.2013, 30h,
08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXXIX Curso de Administração Orçamentária e Financeira – Gestão de Finanças
Públicas Fundamentos e Prática de Planejamento, Orçamento e a Administração
Financeira com Responsabilidade Fiscal – 03.06 a 07.06.2013, 40h, 08:00h às
12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IX Curso de Orçamento e Planejamento Públicos para não especialistas –
10.06 a 25.07.2013, 136h, 18:30h às 22:30h.

XIII Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis – Entendendo as
Mudanças Aplicadas na Contabilidade do Setor Público – 17.06 a 28.06.2013,
40h, 18:20h às 22:20h.

XIV Contabilidade Avançada – Siafi (Operacional) – 17.06 a 21.06.2013, 24h,
das 18:20h às 22:20h.

XXX Curso sobre SIASG – Sistema Integrado de Administração Pública e
Serviços Gerais – 24.06 a 28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às
18:00h.

IV Curso sobre Depreciação Patrimonial – 24.06 a 28.06.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XII Curso de Aperfeiçoamento sobre Legislação de Pessoal – 24.06 a
28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

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ABOP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO Associe-se! Conheça a
programação de cursos da ABOP:
http://www.abop.org.br/site/
Tels. (61) 3224-2613 ou (61) 3224-2159
E-mail: secretaria@abop.org.br

EGP-ABOP julgados e normativos publicados no DOU de 02.04.2013.

- Assunto: PESSOAL. DOU de 02.04.2013, S. 1, p. 89. Ementa:
recomendação à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no
sentido de que, por meio de ações desenvolvidas pela Auditoria Interna e
pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoal, adote rotinas periódicas com
vistas a identificar casos em que haja violação ao regime de dedicação
exclusiva regulado pelo art. 14, inc. I, do Anexo ao Decreto nº 94.664/1987
(item 1.8, TC-003.470/2012-1, Acórdão nº 1.330/2013-2ª Câmara).

- Assunto: INFORMÁTICA. DOU de 02.04.2013, S. 1, p. 89. Ementa: o TCU deu
ciência ao Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais sobre as
seguintes impropriedades (em pregão eletrônico) caracterizadas pela
inserção, em editais de licitações para aquisição de equipamentos de
informática, de exigências ou condições que possam acarretar a quebra da
isonomia entre os licitantes e restringir indevida e desnecessariamente o
caráter competitivo do certame, infringindo o disposto nos arts. 3º, § 1º,
inc. I, e 30, ambos da Lei nº 8.666/1993, quais sejam: a) exigência da
certificação ISO 14001 não deve ser admitida para fins de habilitação, mas,
para fins de pontuação quando do julgamento das propostas, consoante o
entendimento do Acórdão nº 2.614/2008-2ªC; b) exigências restritivas, sem
que houvesse justificativa técnica razoável no referido pregão eletrônico, a
exemplo do software de gerenciamento do próprio fabricante; do Servidor Rack
e o San Storage devem ser do mesmo fabricante; e subitem III, do processador
Servidor Rack: o servidor possui chipset desenvolvido para arquitetura de
servidores, sendo ele do fabricante do processador (item 1.7.3,
TC-044.520/2012-3, Acórdão nº 1.333/2013-2ª Câmara).

- Assunto: LICITAÇÕES. DOU de 02.04.2013, S. 1, p. 95. Ementa:
determinação a uma prefeitura municipal para que se abstenha de promover
licitações custeadas com recursos federais, cujo objeto seja exclusivamente
de fabricação nacional, até que o TCU delibere sobre a questão (item 1.7.1,
TC-029.466/2012-1, Acórdão nº 1.391/2013-2ª Câmara).

- Assunto: CONCURSO PÚBLICO. DOU de 02.04.2013, S. 1, p. 105. Ementa:
determinação ao SENAI/RN para que, na realização de processos seletivos para
o seu quadro de pessoal, demonstre, em atenção aos princípios da
impessoalidade, da publicidade e da motivação do ato, a conveniência
administrativa e a observância do interesse público, seja na fixação do
número de vagas, seja na constituição de um cadastro reserva, bem como na
convocação de aprovados na estrita ordem sequencial de aprovação (item
9.3.1, TC-013.147/2011-0, Acórdão nº 1.437/2013-2ª Câmara).

- Assunto: PREGÃO ELETRÔNICO. DOU de 02.04.2013, S. 1, p. 110. Ementa:
determinação à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária para que,
em pregões eletrônicos, em cumprimento ao disposto no artigo 3º da Lei nº
8.666/1993, seja feita comunicação aos participantes da reabertura de sessão
do andamento do pregão, para que as interessadas tenham ciência, em tempo
hábil, das decisões do pregoeiro, de modo a não ocorrer a desclassificação
de interessadas (item 9.3.1, TC-032.053/2011-8, Acórdão nº 1.453/2013-2ª
Câmara).

NORMATIVOS

- Assunto: DEFESA NACIONAL. Decreto nº 7.974, de 01.04.2013 (DOU de
02.04.2013, S. 1, ps. 2 a 13) - aprova a Estrutura Regimental e o Quadro
Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do
Ministério da Defesa.

- Assunto: AGU. Portaria/PGF-AGU nº 201, de 28.03.2013 (DOU de 02.04.2013,
S. 1, ps. 14 e 15) - dispõe sobre o pedido de autorização necessário para a
celebração de Termo de Ajustamento de Conduta em que as autarquias e
fundações públicas federais figurem como compromissárias.

- Assunto: CONTABILIDADE. Resolução/CFC nº 1.437, de 22.03.2013 (DOU de
02.04.2013, S. 1, ps. 119 e 120) - altera, inclui e exclui itens das NBC's T
16.1, 16.2, 16.4, 16.5, 16.6, 16.10 e 16.11, que tratam das Normas
Brasileiras de Contabilidade Técnicas aplicadas ao Setor Público.

INSCRIÇÕES ABERTAS!
CURSOS DA ABOP – 1º semestre/2013
(maiores informações pelo tel. 61 3224-2613 ou pelo e-mail:
secretaria@abop.org.br)

IX Curso sobre Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal –
18.03 a 22.03.2013, 20 h, 18:20h às 22:20h.

IV Curso sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional –
01.04 a 04.04.2013, 30h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IV Curso Prático de Processo Administrativo Disciplinar – 01.04 a
05.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

I Curso sobre SIOP Básico – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento
Públicos – 01.04 a 05.04.2013, 30h, 16:00h às 22:30h.

VIII Curso sobre Execução Orçamentária da Folha de Pessoal no SIAFI (Novo
Documento) – 01.04 a 05.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

IX Curso de Formação de Pregoeiros: Pregão Eletrônico e Sistema de Registro
de Preços – 08.04 a 12.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XI Curso de Fiscalização de Contratos Administrativos – Implicações das IN
02/08, IN 03/09 e IN 05/10 do MPOG e as Principais Mudanças da
Regulamentação para a Administração Pública – 08.04 a 12.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

XX Curso de Suprimento de Fundos Aplicado ao SIAFI e Sistema de Cartão de
Pagamento-SCP – 08.04 a 12.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

I Curso de Planejamento Estratégico Organizacional – 08.04 a 12.04.2013,
40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 14:00h às 18:00h.

115º Curso sobre Siafi Operacional/Com o Novo CPR, Curso Completo de
Execução Orçamentária e Financeira: Teoria e Prática – 15.04 a 26.04.2013,
48h, 18:20h às 22:20h.

I Curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Cadeia de Suprimentos –
15.04 a 26.04.2013, 40h, 18:20h às 22:20h.

XVII Curso sobre Contratação de Bens e Serviços de TI (Segundo a IN-04 da
SLTI/MP e a Jurisprudência do TCU) – 15.04 a 26.04.2013, 32h, 08:00h às
12:00h.

VI Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco – 15.04 a
26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

III Curso Prático sobre Sistema SICONV e Portal de Convênios – 22.04 a
26.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XXIX Curso de Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais na
Contratação de Bens e Serviços (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS), com Ênfase
nos Reflexos da Desoneração da Folha na Retenção – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

I Curso sobre Tempo de Serviço, de Contribuição e de Efetivo Exercício
quanto à Apuração, Averbação Integral e Parcial e da Desaverbação, observada
a Natureza Jurídica e Finalidades (Portaria 154/2008/MPS- Atos
Complementares, Inclusive do STF e do TCU) – 22.04 a 25.04.2013, 34h, 08:00h
às 12:00h e das 13:30h às 17:30h.

XIII Curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

VI Curso de Treinamento Novo CPR – 06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XXXIV Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência –
06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XIV Curso sobre Elaboração e Gestão do Plano Plurianual – 06.05 a
09.05.2013, 32h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

III Curso de Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas
Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de acordo com a IN 02/2008, com
Alterações da IN 03/09, IN 04/09 e IN 05/09 e Portaria nº 07, de 09 de março
de 2011, Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços de Contratos
Administrativos – 13.05 a 17.05.2013, 20h, 18:20h às 22:20h.

XX Curso de Tomada de Contas Especial – Teoria e Prática – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXV Curso de Contabilidade Pública – 13.05 a 24.05.2013, 40h, 18:20h às
22:20h.

XXXII Curso de Auditoria e Controles Internos Governamentais – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 18:45h às 22:15h.

XXIX Curso Integrado sobre Contratos, Licitações e Convênios – 13.05 a
29.05.2013, 54h, 18:30h às 22:00h.

59º Curso sobre Siafi Gerencial – 20.05 a 29.05.2013, 24h, 19:00h às 22:00h.

III Curso de Modelagem e Gestão de Processos – 27.05 a 29.05.2013, 30h,
08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXXIX Curso de Administração Orçamentária e Financeira – Gestão de Finanças
Públicas Fundamentos e Prática de Planejamento, Orçamento e a Administração
Financeira com Responsabilidade Fiscal – 03.06 a 07.06.2013, 40h, 08:00h às
12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IX Curso de Orçamento e Planejamento Públicos para não especialistas –
10.06 a 25.07.2013, 136h, 18:30h às 22:30h.

XIII Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis – Entendendo as
Mudanças Aplicadas na Contabilidade do Setor Público – 17.06 a 28.06.2013,
40h, 18:20h às 22:20h.

XIV Contabilidade Avançada – Siafi (Operacional) – 17.06 a 21.06.2013, 24h,
das 18:20h às 22:20h.

XXX Curso sobre SIASG – Sistema Integrado de Administração Pública e
Serviços Gerais – 24.06 a 28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às
18:00h.

IV Curso sobre Depreciação Patrimonial – 24.06 a 28.06.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XII Curso de Aperfeiçoamento sobre Legislação de Pessoal – 24.06 a
28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

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ABOP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO Associe-se! Conheça a
programação de cursos da ABOP:
http://www.abop.org.br/site/
Tels. (61) 3224-2613 ou (61) 3224-2159
E-mail: secretaria@abop.org.br
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EMENTÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA
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Passe adiante!

EGP-ABOP normativos publicados no DOU de 01.04.2013.

- Assunto: MICROEMPRESA. Lei nº 12.792, de 28.03.2013 (DOU de 01.04.2013, S.
1, ps. 1 e 2) - altera a Lei nº 10.683, de 28.05.2003, que dispõe sobre a
organização da Presidência da República e dos Ministérios, criando a
Secretaria da Micro e Pequena Empresa, cargo de Ministro de Estado e cargos
em comissão, e a Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006; e dá outras
providências.

- Assunto: DEFESA NACIONAL. Decreto nº 7.970, de 28.03.2013 (DOU de
01.04.2013, S. 1, ps. 2 e 3) - regulamenta dispositivos da Lei nº 12.598, de
22.03.2012, que estabelece normas especiais para as compras, as contratações
e o desenvolvimento de produtos e sistemas de defesa, e dá outras
providências.

- Assunto: OUTROS. Decreto nº 7.973, de 28.03.2013 (DOU de 01.04.2013, S. 1,
ps. 5 a 13) - aprova o Estatuto da Caixa Econômica Federal (CEF).

- Assunto: LIMPEZA. Retificação da Portaria/SLTI-MP nº 5, de
19.03.2013 (DOU de 01.04.2013, S. 1, p. 109, publicada originariamente no
DOU de 20.03.2013, S. 1, p. 77) - atualiza os valores limites para a
contratação de serviços de limpeza e conservação, em substituição aos
valores limites publicados pelas Portarias de nºs 39, de 22.07.2011, 3, de
23.01.2012, 4, de 07.02.2012, 6, de 07.02. 2012, e 9, de 17.02.2012, para as
Unidades Federativas do Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná,
Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

INSCRIÇÕES ABERTAS!
CURSOS DA ABOP – 1º semestre/2013
(maiores informações pelo tel. 61 3224-2613 ou pelo e-mail:
secretaria@abop.org.br)

IX Curso sobre Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal –
18.03 a 22.03.2013, 20 h, 18:20h às 22:20h.

IV Curso sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional –
01.04 a 04.04.2013, 30h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IV Curso Prático de Processo Administrativo Disciplinar – 01.04 a
05.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

I Curso sobre SIOP Básico – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento
Públicos – 01.04 a 05.04.2013, 30h, 16:00h às 22:30h.

VIII Curso sobre Execução Orçamentária da Folha de Pessoal no SIAFI (Novo
Documento) – 01.04 a 05.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

IX Curso de Formação de Pregoeiros: Pregão Eletrônico e Sistema de Registro
de Preços – 08.04 a 12.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XI Curso de Fiscalização de Contratos Administrativos – Implicações das IN
02/08, IN 03/09 e IN 05/10 do MPOG e as Principais Mudanças da
Regulamentação para a Administração Pública – 08.04 a 12.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

XX Curso de Suprimento de Fundos Aplicado ao SIAFI e Sistema de Cartão de
Pagamento-SCP – 08.04 a 12.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

I Curso de Planejamento Estratégico Organizacional – 08.04 a 12.04.2013,
40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 14:00h às 18:00h.

115º Curso sobre Siafi Operacional/Com o Novo CPR, Curso Completo de
Execução Orçamentária e Financeira: Teoria e Prática – 15.04 a 26.04.2013,
48h, 18:20h às 22:20h.

I Curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Cadeia de Suprimentos –
15.04 a 26.04.2013, 40h, 18:20h às 22:20h.

XVII Curso sobre Contratação de Bens e Serviços de TI (Segundo a IN-04 da
SLTI/MP e a Jurisprudência do TCU) – 15.04 a 26.04.2013, 32h, 08:00h às
12:00h.

VI Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco – 15.04 a
26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

III Curso Prático sobre Sistema SICONV e Portal de Convênios – 22.04 a
26.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XXIX Curso de Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais na
Contratação de Bens e Serviços (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS), com Ênfase
nos Reflexos da Desoneração da Folha na Retenção – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

I Curso sobre Tempo de Serviço, de Contribuição e de Efetivo Exercício
quanto à Apuração, Averbação Integral e Parcial e da Desaverbação, observada
a Natureza Jurídica e Finalidades (Portaria 154/2008/MPS- Atos
Complementares, Inclusive do STF e do TCU) – 22.04 a 25.04.2013, 34h, 08:00h
às 12:00h e das 13:30h às 17:30h.

XIII Curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

VI Curso de Treinamento Novo CPR – 06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XXXIV Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência –
06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XIV Curso sobre Elaboração e Gestão do Plano Plurianual – 06.05 a
09.05.2013, 32h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

III Curso de Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas
Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de acordo com a IN 02/2008, com
Alterações da IN 03/09, IN 04/09 e IN 05/09 e Portaria nº 07, de 09 de março
de 2011, Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços de Contratos
Administrativos – 13.05 a 17.05.2013, 20h, 18:20h às 22:20h.

XX Curso de Tomada de Contas Especial – Teoria e Prática – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXV Curso de Contabilidade Pública – 13.05 a 24.05.2013, 40h, 18:20h às
22:20h.

XXXII Curso de Auditoria e Controles Internos Governamentais – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 18:45h às 22:15h.

XXIX Curso Integrado sobre Contratos, Licitações e Convênios – 13.05 a
29.05.2013, 54h, 18:30h às 22:00h.

59º Curso sobre Siafi Gerencial – 20.05 a 29.05.2013, 24h, 19:00h às 22:00h.

III Curso de Modelagem e Gestão de Processos – 27.05 a 29.05.2013, 30h,
08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXXIX Curso de Administração Orçamentária e Financeira – Gestão de Finanças
Públicas Fundamentos e Prática de Planejamento, Orçamento e a Administração
Financeira com Responsabilidade Fiscal – 03.06 a 07.06.2013, 40h, 08:00h às
12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IX Curso de Orçamento e Planejamento Públicos para não especialistas –
10.06 a 25.07.2013, 136h, 18:30h às 22:30h.

XIII Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis – Entendendo as
Mudanças Aplicadas na Contabilidade do Setor Público – 17.06 a 28.06.2013,
40h, 18:20h às 22:20h.

XIV Contabilidade Avançada – Siafi (Operacional) – 17.06 a 21.06.2013, 24h,
das 18:20h às 22:20h.

XXX Curso sobre SIASG – Sistema Integrado de Administração Pública e
Serviços Gerais – 24.06 a 28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às
18:00h.

IV Curso sobre Depreciação Patrimonial – 24.06 a 28.06.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XII Curso de Aperfeiçoamento sobre Legislação de Pessoal – 24.06 a
28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

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ABOP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO Associe-se! Conheça a
programação de cursos da ABOP:
http://www.abop.org.br/site/
Tels. (61) 3224-2613 ou (61) 3224-2159
E-mail: secretaria@abop.org.br

EGP-ABOP normativos publicados no DOU de 28.03.2013.

- Assuntos: AGU e DISCIPLINAR. Portaria do Corregedor-Geral da Advocacia da
União de nº 50, de 27.03.2013 (DOU de 28.03.2013, S. 1, p. 1) - disciplina a
realização de correição eletrônica no âmbito da Corregedoria-Geral da
Advocacia da União.

- Assunto: ENGENHARIA. Resolução/CONFEA nº 1.044, de 25.03.2013 (DOU de
28.03.2013, S. 1, p. 135) - altera o art. 79 da Resolução nº 1.025, de
30.10.2009, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o
Acervo Técnico Profissional, e dá outras providências.

INSCRIÇÕES ABERTAS!
CURSOS DA ABOP – 1º semestre/2013
(maiores informações pelo tel. 61 3224-2613 ou pelo e-mail:
secretaria@abop.org.br)

IX Curso sobre Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal –
18.03 a 22.03.2013, 20 h, 18:20h às 22:20h.

IV Curso sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional –
01.04 a 04.04.2013, 30h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IV Curso Prático de Processo Administrativo Disciplinar – 01.04 a
05.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

I Curso sobre SIOP Básico – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento
Públicos – 01.04 a 05.04.2013, 30h, 16:00h às 22:30h.

VIII Curso sobre Execução Orçamentária da Folha de Pessoal no SIAFI (Novo
Documento) – 01.04 a 05.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

IX Curso de Formação de Pregoeiros: Pregão Eletrônico e Sistema de Registro
de Preços – 08.04 a 12.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XI Curso de Fiscalização de Contratos Administrativos – Implicações das IN
02/08, IN 03/09 e IN 05/10 do MPOG e as Principais Mudanças da
Regulamentação para a Administração Pública – 08.04 a 12.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

XX Curso de Suprimento de Fundos Aplicado ao SIAFI e Sistema de Cartão de
Pagamento-SCP – 08.04 a 12.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

I Curso de Planejamento Estratégico Organizacional – 08.04 a 12.04.2013,
40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 14:00h às 18:00h.

115º Curso sobre Siafi Operacional/Com o Novo CPR, Curso Completo de
Execução Orçamentária e Financeira: Teoria e Prática – 15.04 a 26.04.2013,
48h, 18:20h às 22:20h.

I Curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Cadeia de Suprimentos –
15.04 a 26.04.2013, 40h, 18:20h às 22:20h.

XVII Curso sobre Contratação de Bens e Serviços de TI (Segundo a IN-04 da
SLTI/MP e a Jurisprudência do TCU) – 15.04 a 26.04.2013, 32h, 08:00h às
12:00h.

VI Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco – 15.04 a
26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

III Curso Prático sobre Sistema SICONV e Portal de Convênios – 22.04 a
26.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XXIX Curso de Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais na
Contratação de Bens e Serviços (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS), com Ênfase
nos Reflexos da Desoneração da Folha na Retenção – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

I Curso sobre Tempo de Serviço, de Contribuição e de Efetivo Exercício
quanto à Apuração, Averbação Integral e Parcial e da Desaverbação, observada
a Natureza Jurídica e Finalidades (Portaria 154/2008/MPS- Atos
Complementares, Inclusive do STF e do TCU) – 22.04 a 25.04.2013, 34h, 08:00h
às 12:00h e das 13:30h às 17:30h.

XIII Curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

VI Curso de Treinamento Novo CPR – 06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XXXIV Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência –
06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XIV Curso sobre Elaboração e Gestão do Plano Plurianual – 06.05 a
09.05.2013, 32h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

III Curso de Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas
Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de acordo com a IN 02/2008, com
Alterações da IN 03/09, IN 04/09 e IN 05/09 e Portaria nº 07, de 09 de março
de 2011, Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços de Contratos
Administrativos – 13.05 a 17.05.2013, 20h, 18:20h às 22:20h.

XX Curso de Tomada de Contas Especial – Teoria e Prática – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXV Curso de Contabilidade Pública – 13.05 a 24.05.2013, 40h, 18:20h às
22:20h.

XXXII Curso de Auditoria e Controles Internos Governamentais – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 18:45h às 22:15h.

XXIX Curso Integrado sobre Contratos, Licitações e Convênios – 13.05 a
29.05.2013, 54h, 18:30h às 22:00h.

59º Curso sobre Siafi Gerencial – 20.05 a 29.05.2013, 24h, 19:00h às 22:00h.

III Curso de Modelagem e Gestão de Processos – 27.05 a 29.05.2013, 30h,
08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXXIX Curso de Administração Orçamentária e Financeira – Gestão de Finanças
Públicas Fundamentos e Prática de Planejamento, Orçamento e a Administração
Financeira com Responsabilidade Fiscal – 03.06 a 07.06.2013, 40h, 08:00h às
12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IX Curso de Orçamento e Planejamento Públicos para não especialistas –
10.06 a 25.07.2013, 136h, 18:30h às 22:30h.

XIII Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis – Entendendo as
Mudanças Aplicadas na Contabilidade do Setor Público – 17.06 a 28.06.2013,
40h, 18:20h às 22:20h.

XIV Contabilidade Avançada – Siafi (Operacional) – 17.06 a 21.06.2013, 24h,
das 18:20h às 22:20h.

XXX Curso sobre SIASG – Sistema Integrado de Administração Pública e
Serviços Gerais – 24.06 a 28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às
18:00h.

IV Curso sobre Depreciação Patrimonial – 24.06 a 28.06.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XII Curso de Aperfeiçoamento sobre Legislação de Pessoal – 24.06 a
28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

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Material sugerido pelo leitor



1) Artigos diversos no Jus Uol



2) Site Administradores- Artigos diversos



3) Colunista da Revista Gestão Pública e Desenvolvimento (DF)



4) Artigo “Motivações no setor público”-Revista Dinâmica Pública



5) Artigo “Auditoria governamental como instrumento de promoção da transparência”, apresentado no IV CONSAD



6) Artigo “A lógica do U”, publicado no Jornal do CRC



7) Artigo “ Gestão de riscos, transparência e controle social no contexto dos projetos governamentais- Eficiência aliada à democracia", apresentado no V Congresso Consad



8) Caderno de Conteúdo Programa “Salto para o futuro”-Edição especial: Educação e controle



9) Programa "Salto para o futuro" sobre o tema "Educação e controle", promovido pela TV Escola/MEC em parceria com a CGU, disponível no site YOUTUBE, nos links a seguir:



10) Entrevista Site Observatório da Educação sobre os conselhos do Fundeb



11) Entrevista Site Revista Escola Pública sobre os conselhos do Fundeb



12) Artigo “CONTROLE SOCIAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA”



13) Artigo "Controle social: avanços e perspectivas no cenário brasileiro", que publiquei na página 6 da Edição 92 (out/nov/dez/2011-Comemorativa de 18 Anos) da Revista "Prestando Contas", produzida pela Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, disponível em:



14) Artigo “Reverberações da LAI na atuação do Controle Interno”, que publiquei na da Revista "Prestando Contas", produzida pela Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, disponível em:



15) Revista Projeção- Artigo “A ONG E A POLÍTICA SOCIAL – BREVES REFLEXÕES NO CONTEXTO ATUAL”



16) Artigo "Gestão de riscos no setor público-Ampliando os horizontes", na edição de novembro da Revista "Ideias em gestão", disponível no link:






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EGP-ABOP julgados e normativos publicados nos DOU's de 22.03 a 27.03.2013.

- Assunto: LIQUIDAÇÃO. DOU de 22.03.2013, S. 1, p. 91. Ementa: o TCU deu
ciência ao Centro Tecnológico de Informática do Ministério da Saúde sobre a
impropriedade caracterizada pela ausência de recebimento provisório e
definitivo dos objetos contratados, afrontando o disposto no art. 73, inc.
II, da Lei nº 8.666/1993, além do que o pagamento de despesa antes da
referida liquidação contraria o disposto nos arts. 62 e 63 da Lei nº
4.320/1964 (item 1.7.2, TC-015.323/2009-1, Acórdão nº 1.153/2013-2ª Câmara).

- Assunto: PREGÃO ELETRÔNICO. DOU de 22.03.2013, S. 1, p. 91. Ementa:
o TCU deu ciência ao Centro Tecnológico de Informática do Ministério da
Saúde sobre a impropriedade caracterizada pela ausência de publicação do
resumo do edital em jornal de grande circulação regional ou nacional,
constituindo desobediência ao disposto no art. 17, inc.
III, alínea "c", do Decreto nº 5.450/2005, bem como ao princípio da
publicidade e, ainda, representando prejuízo à competitividade do certame
(item 1.7.5, TC-015.323/2009-1, Acórdão nº 1.153/2013-2ª Câmara).

- Assunto: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. DOU de 22.03.2013, S. 1, p. 91.
Ementa: recomendação ao Centro Tecnológico de Informática do Ministério da
Saúde no sentido de que utilize a métrica pontos de função para a
remuneração de serviços de desenvolvimento de sistemas, em substituição à
métrica de homens-hora, consoante especificações da Nota Técnica nº
6/2010-SEFTI/TCU (item 1.8.4, TC-015.323/2009-1, Acórdão nº 1.153/2013-2ª
Câmara).

- Assunto: PREGÃO ELETRÔNICO. DOU de 22.03.2013, S. 1, p. 95. Ementa:
determinação ao Serviço Florestal Brasileiro para que obedeça ao disposto no
art. 24, § 9º, do Decreto nº 5.450/2005, de maneira a impedir a ocorrência
da impropriedade observada na condução de um pregão eletrônico, no que se
refere ao fato de não ter ocorrido tentativa de negociação com a licitante
vencedora, nos termos previstos no art. 4º, inc. XVII, da Lei nº
10.520/2002, e conforme o teor da ata do certame, segundo o qual "a proposta
da licitante (...) será aceita, sem prejuízo de futura negociação de
valores" (Sic) (item 1.7.1, TC-001.728/2013-0, Acórdão nº 1.189/2013-2ª
Câmara).

- Assunto: PREGÃO. DOU de 26.03.2013, S. 1, p. 97. Ementa: o TCU deu ciência
à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para que considere o fato de
que, dependendo do valor do objeto da licitação realizada na modalidade de
pregão presencial ou eletrônico, deve-se diferenciar o alcance (local,
regional ou nacional) da publicidade dos procedimentos, conforme art. 11, I,
do Decreto nº 3.555/2000 e art.
17, incisos II e III, do Decreto nº 5.450/2005 (item 1.7.1,
TC-005.428/2013-0, Acórdão nº 549/2013-Plenário).

- Assunto: RELAÇÕES PÚBLICAS. DOU de 26.03.2013, S. 1, p. 97. Ementa:
determinação ao Instituto Brasileiro de Turismo para que adote providências
necessárias para dar inicio à realização de novo processo licitatório para a
contratação de serviços de consultoria e de execução de relações públicas,
no qual sejam analisados os seguintes pontos para a definição do
correspondente edital: a) possibilidade de definir como forma de remuneração
da contratada a apresentação de produtos ou a realização de serviços em vez
do pagamento por hora- homem, especialmente para aqueles serviços que devam
ser prestados de forma contínua pelas contratadas, tais como "clippings",
"releases"
distribuídos aos jornalistas, traduções dos textos, e-mails de atendimentos
a jornalistas e "briefings"; b) possibilidade de adotar o critério de
remuneração da contratada por quantidade de horas de serviço apenas para
serviços complementares que não sejam contínuos e que sejam demandados
esporadicamente, para os quais seja inviável definir previamente a
quantidade de serviços que será executada; c) necessidade e possível
justificativa para se exigir equipes mínimas de profissionais, bem como de
se incluir no edital a exigência de dedicação exclusiva de tais
profissionais (itens 1.6.1.1.2, 1.6.1.1.3 e 1.6.1.1.7, TC-009.617/2012-4,
Acórdão nº 551/2013-Plenário).

- Assunto: EVENTO. DOU de 26.03.2013, S. 1, p. 98. Ementa:
determinação ao Instituto Brasileiro de Turismo para que realize licitações
independentes, sem a intermediação das agências de comunicação, para a
contratação de serviços de organização de eventos e ações promocionais,
incluindo a infraestrutura necessária a esse tipo de ação, por serem
distintos e não haver atuação direta da agência (item 1.6.1.3,
TC-009.617/2012-4, Acórdão nº 551/2013- Plenário).

- Assunto: PREGÃO ELETRÔNICO. DOU de 26.03.2013, S. 1, p. 100. Ementa:
o TCU deu ciência à Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de
Administração Tributária (DERAT) sobre as seguintes falhas de redação
identificadas em edital de pregão eletrônico: a) inclusão da expressão "ou
com a União" no edital, não consoante com o art. 87, inc. III, da Lei nº
8.666/1993; b) inclusão do inc. III do art. 87 da Lei nº
8.666/1993 no edital, tendo em vista que a declaração de inidoneidade para
licitar ou contratar com a Administração Pública está prevista no inciso IV
do art. 87 da Lei nº 8.666/1993 e não no inciso III, como constou do
instrumento convocatório, o qual se refere à suspensão temporária de
participação em licitação e ao impedimento de contratar com a Administração
(itens 1.7.1 e 1.7.2, TC-000.745/2013-8, Acórdão nº 565/2013-Plenário).

- Assunto: CONTRATOS. DOU de 26.03.2013, S. 1, p. 104. Ementa: o TCU deu
ciência a um município sobre falha na execução de contratos de repasse
caracterizadas pela não designação formal de um representante da
administração para acompanhar e fiscalizar os contratos administrativos, do
ponto de vista gerencial-administrativo, o que viola o disposto no art. 67
da Lei nº 8.666/1993; ainda que o contrato trate de obra, quando é
obrigatória também a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
de fiscalização para um profissional registrado junto ao CREA. Esta última
se restringe aos aspectos técnico-construtivos da obra, portanto, não
substituindo e não devendo ser confundida com a fiscalização prevista na Lei
de Licitações (item 9.2.1, TC-035.317/2012-4, Acórdão nº 581/2013-Plenário).

- Assunto: OUTROS. DOU de 26.03.2013, S. 1, p. 110. Ementa: o TCU deu
ciência ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia no
sentido de que: a) a morosidade na definição de critérios técnico-
metrológicos que permitam a pesagem de carga líquida compromete a
efetividade da pesagem de veículos no País, causando danos ao pavimento e
comprometendo a segurança dos usuários das vias públicas;
b) a demora na aferição das balanças dos postos de pesagem, bem assim na
emissão do respectivo laudo, prejudica a funcionalidade da pesagem nas
rodovias federais, gerando prejuízos financeiros ao Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres
e também danos ao pavimento e risco à segurança dos usuários de tais vias;
c) a ausência de regulamentação quanto ao uso de "medidores de dimensão de
veículos automotores" para a operação dos postos de pesagem de veículos
compromete o controle do peso e da dimensão dos veículos e a segurança dos
usuários das rodovias (itens
9.2.1 a 9.2.3, TC-014.206/2012-9, Acórdão nº 603/2013-Plenário).

- Assunto: CONTRATOS. DOU de 27.03.2013, S. 1, p. 93. Ementa: o TCU deu
ciência à Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior sobre
a necessidade de que as alterações contratuais, previstas no art. 65 da Lei
nº 8.666/1993, devem ser precedidas de demonstração analítica que comprove a
efetiva variação dos custos dos serviços (item 1.7, TC-033.338/2010-8,
Acórdão nº 1.310/2013-1ª Câmara).

- Assunto: TOMADA DE CONTAS ESPECIAL. DOU de 27.03.2013, S. 1, p. 93.
Ementa: o TCU alertou o Ministério da Saúde no sentido de que o arquivamento
de Tomada de Contas Especial (TCE) pelo Tribunal de Contas da União não
impede a adoção das providências a seu alcance no que concerne às
impropriedades/irregularidades verificadas em vistorias realizadas (item
1.7, TC-019.849/2012-5, Acórdão nº 1.311/2013-1ª Câmara).

NORMATIVOS

- Assunto: AGU. Portaria/PGF-AGU nº 157, de 20.03.2013 (DOU de 22.03.2013,
S. 1, p. 3) - regulamenta, no âmbito da Procuradoria-Geral Federal, o
procedimento para solicitação de intervenção das autarquias e fundações
públicas federais, na qualidade de "amicus curiae", nas ações judiciais de
controle concentrado e em recursos extraordinários com repercussão geral
reconhecida em trâmite no Supremo Tribunal Federal.

- Assunto: PAC. Decreto nº 7.967, de 22.03.2013 (DOU de 25.03.2013, S.
1, ps. 2 a 6) - discrimina ações do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC) a serem executadas por meio de transferência obrigatória.

- Assunto: AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO. Orientação Normativa/SEGES-MP nº 8, de
26.03.2013 (DOU de 27.03.2013, S. 1, p. 77) - dá nova redação e inclui o
parágrafo único ao art. 7º da Orientação Normativa/SRH-MP nº 4, de
09.07.2008.

- Assunto: PESSOAL. Portaria Normativa/SEGES-MP nº 3, de 25.03.2013 (DOU de
27.03.2013, S. 1, ps. 77 e 78) - institui as diretrizes gerais de promoção
da saúde do servidor público federal, que visam orientar os órgãos e
entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).

LIVRO SOBRE JURISPRUDÊNCIA DO TCU
APLICADA A CONVÊNIOS FEDERAIS
Autor: Murillo de Miranda Basto Neto

Informamos à comunidade do Ementário de Gestão Pública que o amigo e
professor Murillo Neto acaba de lançar novo livro sobre convênios federais à
luz da jurisprudência da Corte de Contas federal, o qual foi elaborado com
base neste Ementário de Gestão Pública, inclusive.
A obra (336 páginas) contém ementas de um conjunto das decisões sobre
interpretações da legislação de convênios federais feita pelo Egrégio
Tribunal de Contas da União nos últimos sete anos, que se aplicam também aos
atuais dispositivos normativos relacionados à matéria. O(a)
leitor(a) encontrará as ementas de acórdãos e decisões do TCU classificadas
por temáticas, o que facilitará a correta interpretação da legislação
federal pertinente à matéria.
O mesmo pode ser adquirido nas melhores livrarias do País ou no sítio web
abaixo:
http://www.matrixeditora.com.br/product_info.php?info=p1728_Jurisprud-ncia-d
o-Tribunal-de-Contas-da-Uni-o.html


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IX Curso sobre Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal –
18.03 a 22.03.2013, 20 h, 18:20h às 22:20h.

IV Curso sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional –
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05.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

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Públicos – 01.04 a 05.04.2013, 30h, 16:00h às 22:30h.

VIII Curso sobre Execução Orçamentária da Folha de Pessoal no SIAFI (Novo
Documento) – 01.04 a 05.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

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de Preços – 08.04 a 12.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

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02/08, IN 03/09 e IN 05/10 do MPOG e as Principais Mudanças da
Regulamentação para a Administração Pública – 08.04 a 12.04.2013, 20h,
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XX Curso de Suprimento de Fundos Aplicado ao SIAFI e Sistema de Cartão de
Pagamento-SCP – 08.04 a 12.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

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XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 14:00h às 18:00h.

115º Curso sobre Siafi Operacional/Com o Novo CPR, Curso Completo de
Execução Orçamentária e Financeira: Teoria e Prática – 15.04 a 26.04.2013,
48h, 18:20h às 22:20h.

I Curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Cadeia de Suprimentos –
15.04 a 26.04.2013, 40h, 18:20h às 22:20h.

XVII Curso sobre Contratação de Bens e Serviços de TI (Segundo a IN-04 da
SLTI/MP e a Jurisprudência do TCU) – 15.04 a 26.04.2013, 32h, 08:00h às
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VI Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco – 15.04 a
26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

III Curso Prático sobre Sistema SICONV e Portal de Convênios – 22.04 a
26.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XXIX Curso de Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais na
Contratação de Bens e Serviços (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS), com Ênfase
nos Reflexos da Desoneração da Folha na Retenção – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

I Curso sobre Tempo de Serviço, de Contribuição e de Efetivo Exercício
quanto à Apuração, Averbação Integral e Parcial e da Desaverbação, observada
a Natureza Jurídica e Finalidades (Portaria 154/2008/MPS- Atos
Complementares, Inclusive do STF e do TCU) – 22.04 a 25.04.2013, 34h, 08:00h
às 12:00h e das 13:30h às 17:30h.

XIII Curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

VI Curso de Treinamento Novo CPR – 06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XXXIV Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência –
06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XIV Curso sobre Elaboração e Gestão do Plano Plurianual – 06.05 a
09.05.2013, 32h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

III Curso de Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas
Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de acordo com a IN 02/2008, com
Alterações da IN 03/09, IN 04/09 e IN 05/09 e Portaria nº 07, de 09 de março
de 2011, Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços de Contratos
Administrativos – 13.05 a 17.05.2013, 20h, 18:20h às 22:20h.

XX Curso de Tomada de Contas Especial – Teoria e Prática – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXV Curso de Contabilidade Pública – 13.05 a 24.05.2013, 40h, 18:20h às
22:20h.

XXXII Curso de Auditoria e Controles Internos Governamentais – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 18:45h às 22:15h.

XXIX Curso Integrado sobre Contratos, Licitações e Convênios – 13.05 a
29.05.2013, 54h, 18:30h às 22:00h.

59º Curso sobre Siafi Gerencial – 20.05 a 29.05.2013, 24h, 19:00h às 22:00h.

III Curso de Modelagem e Gestão de Processos – 27.05 a 29.05.2013, 30h,
08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXXIX Curso de Administração Orçamentária e Financeira – Gestão de Finanças
Públicas Fundamentos e Prática de Planejamento, Orçamento e a Administração
Financeira com Responsabilidade Fiscal – 03.06 a 07.06.2013, 40h, 08:00h às
12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IX Curso de Orçamento e Planejamento Públicos para não especialistas –
10.06 a 25.07.2013, 136h, 18:30h às 22:30h.

XIII Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis – Entendendo as
Mudanças Aplicadas na Contabilidade do Setor Público – 17.06 a 28.06.2013,
40h, 18:20h às 22:20h.

XIV Contabilidade Avançada – Siafi (Operacional) – 17.06 a 21.06.2013, 24h,
das 18:20h às 22:20h.

XXX Curso sobre SIASG – Sistema Integrado de Administração Pública e
Serviços Gerais – 24.06 a 28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às
18:00h.

IV Curso sobre Depreciação Patrimonial – 24.06 a 28.06.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XII Curso de Aperfeiçoamento sobre Legislação de Pessoal – 24.06 a
28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

EGP-ABOP julgados e normativos publicados nos DOU's de 15.03 a 21.03.2013.

- Assunto: TCU. DOU de 15.03.2013, S. 1, p. 77. Ementa: o TCU desconsiderou
a personalidade jurídica de uma empresa privada, para que seu
sócio-administrador (pessoa física) também respondesse pelo dano em apuração
pelo Controle Externo (item 9.3, TC-010.739/2011-4, Acórdão nº
547/2013-Plenário).

- Assunto: LICITAÇÕES. DOU de 15.03.2013, S. 1, p. 88. Ementa:
determinação à INFRAERO para que não admita a participação de pessoa física
não enquadrada como empresa individual, equiparada à pessoa jurídica (nos
termos do art. 150, § 1º, do Decreto nº 3.000/1999), em certame licitatório
cujo objeto, por sua natureza, extensão e/ou complexidade, não possa ser
executado pessoalmente pela própria pessoa física interessada em participar
do certame (item 1.6.1, TC-044.237/2012-0, Acórdão nº 915/2013-2ª Câmara).

- Assunto: CONCURSO PÚBLICO. DOU de 15.03.2013, S. 1, p. 92. Ementa:
determinação à ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A. para que, nos certames, planeje
o calendário de convocações dos candidatos aprovado, considerando a fase
biopsicossocial (exames medico, avaliação psicológica e investigação
sócio-funcional), de forma que a nomeação (admissão aos quadros da empresa)
ocorra dentro do prazo de validade do certame, observando-se a consequente
publicação no DOU (item 1.7, TC-033.703/2012-4, Acórdão nº 949/2013-2ª
Câmara).

- Assunto: RESTOS A PAGAR. DOU de 15.03.2013, S. 1, p. 94. Ementa:
determinação à Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia
(SFA/RO) para que apresente plano de ação explicitando em cronograma medidas
para estabelecer mecanismos de supervisão e controle com vistas a evitar a
reincidência das seguintes impropriedades: a) reinscrição de restos a pagar
de exercícios anteriores a 2008 sem justificativas; b) inscrição indevida de
notas de empenho em restos a pagar processados, sem justificativa para a não
realização do pagamento ao contratado no exercício (itens 1.9.14 e 1.9.15,
TC-028.489/2010-1, Acórdão nº 959/2013-2ª Câmara).

- Assunto: DESPESA PÚBLICA. DOU de 15.03.2013, S. 1, p. 94. Ementa: o TCU
deu ciência à Superintendência Regional do DNIT no Estado do Mato Grosso de
que o pagamento de despesas com recursos próprios de servidores do DNIT,
ainda que fossem comprovados, não observou os procedimentos inerentes aos
estágios da despesa pública fixados na Lei nº 4.320/1964 (item 1.7.2,
TC-022.752/2009-5, Acórdão nº 963/2013-2ª Câmara).

- Assunto: IMÓVEIS. DOU de 15.03.2013, S. 1, p. 108. Ementa: o TCU deu
ciência ao IFAM de que, a teor do disposto no art. 18, § 5º, da Lei nº
9.636/1998, a delegação de uso de espaço físico, a exemplo da feita a uma
organização privada, deve ser concretizada por meio do instituto jurídico da
cessão de uso, em caráter oneroso, e mediante prévio processo licitatório
(item 9.6, TC-026.108/2011-9, Acórdão nº 1.059/2013-2ª Câmara).

- Assunto: PREGÃO ELETRÔNICO. DOU de 15.03.2013, S. 1, p. 111. Ementa:
o TCU deu ciência à Universidade Federal do Pará da impropriedade relativa à
exigência de a atuação da empresa prestadora de serviços de assistência
técnica se restringir à praça de Belém-PA, excluído o município vizinho de
Ananindeua-PA do pregão eletrônico, o que contraria o art. 3º, inc. II, da
Lei nº 10.520/2002 (item 9.3, TC-030.440/2010-6, Acórdão nº 1.070/2013-2ª
Câmara).

- Assuntos: EDUCAÇÃO e TCU. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 157. Ementa: o TCU
autorizou a realização da primeira auditoria coordenada com tribunais de
contas a ser realizada nas ações do Ministério da Educação relacionadas ao
ensino médio; além disso, foi constituído processo apartado, para cada
Unidade da Federação, de auditoria coordenada com tribunais de contas a ser
realizada nas ações do Ministério da Educação relacionadas ao ensino médio,
com vistas a estabelecer diagnóstico e a identificar problemas que afetam a
qualidade e a cobertura dessa etapa da educação básica no Brasil, bem como
avaliar as ações governamentais que procuram eliminar ou mitigar as causas
desses problemas (itens 9.1 e 9.2, TC-005.646/2013-8, Acórdão nº
486/2013-Plenário).

- Assunto: INIDONEIDADE. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 161. Ementa:
recomendação à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no sentido de que: a)
desenvolva mecanismo, no âmbito do SICAF, que permita o cruzamento de dados
de sócios e/ou de administradores de empresas que tenham sido declaradas
inidôneas e de empresas fundadas pelas mesmas pessoas, ou por parentes, até
o terceiro grau, que demonstrem a intenção a participar de futuras
licitações; b) oriente todos os órgãos/entidades do Governo Federal, caso
nova sociedade empresária tenha sido constituída com o mesmo objeto e por
qualquer um dos sócios e/ou administradores de empresas declaradas
inidôneas, após a aplicação dessa sanção e no prazo de sua vigência, nos
termos do o art. 46 da Lei nº 8.443/1992, a adotar as providências
necessárias à inibição de sua participação em licitações, em processo
administrativo específico, assegurado o contraditório e a ampla defesa a
todos os interessados (itens 9.5.2 e 9.5.3, TC-015.452/2011-5, Acórdão nº
495/2013- Plenário).

- Assuntos: CONVÊNIOS, INIDONEIDADE e SICAF. DOU de 18.03.2013, S. 1, p.
161. Ementa: recomendação ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,
ao Ministério da Fazenda e à Controladoria-Geral da União para que incluam
na Portaria Interministerial/MP, MF e CGU nº 507/2011, ou em outra que venha
a substituí-la, cláusula que vede, na hipótese de aplicação de recursos
federais a serem repassados mediante convênio ou instrumento congênere, a
participação em licitação ou a contratação de empresas que constem do
cadastro de empresas inidôneas do Tribunal de Contas da União, da
Controladoria-Geral da União ou do SICAF (item 9.6, TC-015.452/2011-5,
Acórdão nº 495/2013-Plenário).

- Assunto: ÍNDICE CONTÁBIL. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 162. Ementa: o
estabelecimento de índices contábeis para aferir a boa situação financeira
dos licitantes deve observar as seguintes regras previstas no art. 31, § 5º,
da Lei nº 8.666/1993: a) estar devidamente justificado no processo
administrativo da licitação; b) vedada a exigência de índices e valores não
usualmente adotados para correta avaliação de situação financeira suficiente
ao cumprimento das obrigações decorrentes da licitação (item 9.2.1,
TC-043.777/2012-0, Acórdão nº 498/2013-Plenário).

- Assunto: LICITAÇÕES. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 162. Ementa: a exigência
para comprovação da capacidade técnico-operacional das licitantes, prevista
no art. 30, § 1º, inc. I, da Lei nº 8.666/1993, deve ser limitada,
simultaneamente, aos serviços de maior relevância e valor significativo do
objeto da licitação, podendo ser exigida a comprovação da execução de
quantitativos mínimos em obras ou serviços com características semelhantes,
desde que essa exigência guarde proporção com a dimensão e a complexidade do
objeto a ser executado, nos termos da Súmula/TCU nº 263/2011 (item 9.2.2,
TC-043.777/2012-0, Acórdão nº 498/2013-Plenário).

- Assunto: LICITAÇÕES. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 162. Ementa: a
comprovação do vínculo profissional do(s) responsável(eis) técnico(s) com a
licitante, prevista no art. 30 da Lei nº 8.666/1993, deve admitir a
apresentação de cópia da carteira de trabalho (CTPS) em que conste o
licitante como contratante, do contrato social do licitante em que conste o
profissional como sócio, do contrato de trabalho ou, ainda, de declaração de
contratação futura do profissional detentor do atestado apresentado, desde
que acompanhada de declaração de anuência do profissional (item 9.2.3,
TC-043.777/2012-0, Acórdão nº 498/2013- Plenário).

- Assunto: PARECER JURÍDICO. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 170. Ementa:
o TCU cientificou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em virtude
das impropriedades verificadas no exame desta representação, de que: a) em
razão do disposto no art. 38, parágrafo único, da Lei nº 8.666/1993, as
minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, necessitam ser
previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração,
de modo que, havendo o órgão jurídico restituído o processo com exame
preliminar, torna-se necessário o retorno desse, após o saneamento das
pendências apontadas, para emissão de parecer jurídico conclusivo, sobre sua
aprovação ou rejeição; b) caso venha discordar dos termos do parecer
jurídico, cuja emissão está prevista no inciso VI e no parágrafo único do
art. 38 da Lei nº 8.666/1993, deverá apresentar por escrito a motivação
dessa discordância antes de prosseguir com os procedimentos relativos à
contratação, arcando, nesse caso, integralmente com as consequências de tal
ato, na hipótese de se confirmarem, posteriormente, as irregularidades
apontadas pelo órgão jurídico (itens 9.2.1 e 9.2.2, TC-009.570/2012-8,
Acórdão nº 521/2013- Plenário).

- Assunto: LICITAÇÕES. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 172. Ementa:
determinação aos Departamentos Nacionais do Serviço Social da Indústria e do
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para que, em procedimentos
licitatórios, abstenham-se de exigir, como requisito de habilitação do
licitante, a realização de vistoria do local da prestação dos serviços
objeto da licitação, por violar o teor do art.
2º do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI/SENAI e a jurisprudência
do TCU, consubstanciada nos Acórdãos de nºs 983/2008-P, 2.395/2010-P e
2.990/2010-P (item 9.1.2, TC-028.129/2012-1, Acórdão nº 526/2013-Plenário).

- Assunto: REGISTRO DE PREÇOS. DOU de 18.03.2013, S. 1, p. 174.
Ementa: determinação à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) para que
se abstenha, em licitação para registro de preços, de adotar como critério
de adjudicação o de menor preço global por grupo/lote, concomitantemente com
disputa por itens, sem que estejam demonstradas nos autos as razões pelas
quais tal critério, conjuntamente com os que presidiram a formação dos
grupos, é o que conduzirá à contratação mais vantajosa, comparativamente ao
critério usualmente requerido de adjudicação por menor preço por item,
devendo ainda restar demonstrada nos autos a compatibilidade entre essa
modelagem e o sistema de registro de preços quando a Administração não
estiver obrigada a proceder a aquisições por grupo (item 9.6,
TC-007.251/2012-2, Acórdão nº 529/2013-Plenário).

NORMATIVOS

- Assunto: PROJETOS. Portaria da Secretaria de Portos de nº 38, de
14.03.2013 (DOU de 15.03.2013, S. 1, ps. 6 a 8) - autoriza a Estruturadora
Brasileira de Projetos S.A. (EBP) a desenvolver projetos e/ou estudos de
viabilidade técnica econômica, ambiental e operacional, levantamentos e
investigações, de que trata o art. 21 da Lei nº 8.987/1995.

- Assunto: VIGILÂNCIA. Portaria/SLTI-MP nº 4, de 14.03.2013 (DOU de
15.03.2013, S. 1, ps. 68 e 69) - atualiza os valores limites para a
contratação de serviços de vigilância, em substituição aos valores limites
publicados pelas Portarias de n°s 5, de 07.02.2012, 8, de 13.02.2012, 17, de
27.03.2012, e 22, de 12.04.2012, para as Unidades Federativas do Distrito
Federal, Mato Grosso, Pará, Pernambuco e Roraima.

- Assunto: ARQUITETURA E URBANISMO. Resolução/CAU nº 46, de 08.03.2013 (DOU
de 19.03.2013, S. 1, ps. 106 e 107) - dispõe sobre o Registro de
Responsabilidade Técnica (RRT), a constituição de acervo técnico e a emissão
de Certidão de Acervo Técnico (CAT) referente à atividade técnica realizada
no exterior por arquiteto e urbanista registrado no CAU.

- Assunto: PESSOAL. Orientação Normativa/SEGES-MP nº 6, de 18.03.2013 (DOU
de 20.03.2013, S. 1, ps. 75 e 76) - estabelece orientação sobre a concessão
dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e
gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, e dá
outras providências.

- Assunto: LIMPEZA. Portaria/SLTI-MP nº 5, de 19.03.2013 (DOU de 20.03.2013,
S. 1, ps. 76 e 77) - atualiza os valores limites para contratação de
serviços de limpeza e conservação, em substituição aos valores limites
publicados pelas Portarias de nºs 39, de 22.07.2011, 3, de 23.01.2012, 4, de
07.02.2012, 6, de 07.02.2012, e 9, de 17.02.2012, para as Unidades
Federativas do Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio
Grande do Sul e Santa Catarina.

- Assuntos: PRÊMIO e SOF. Portaria/SOF-MP nº 25, de 19.03.2013 (DOU de
20.03.2013, S. 1, ps. 77 e 78) - publica o Regulamento do Concurso VI Prêmio
SOF de Monografias.

- Assuntos: AGU e TCU. Portaria/AGU nº 81, de 20.03.2013 (DOU de 21.03.2013,
S. 1, p. 2) - altera a Portaria nº 1.016, de 30.06.2010, que dispõe sobre a
defesa extrajudicial de gestores e dos órgãos e entidades da Administração
Federal junto ao Tribunal de Contas da União.

- Assunto: PESSOAL. Orientação Normativa/SEGES-MP nº 7, de 19.03.2013 (DOU
de 21.03.2013, S. 1, p. 50) - estabelece orientação aos órgãos e entidades
do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal
(SIPEC) quanto aos procedimentos a serem adotados em relação às pensões
concedidas a pessoa designada maior de 60 (sessenta) anos ou inválida, a
filho emancipado e não inválido, a irmão emancipado e não inválido, a menor
sob guarda e a pessoa designada até os 21 (vinte e
um) anos ou inválida, previstas na alínea "e", do art. 217, inciso I, e nas
alíneas "a", "b", "c" e "d", do art. 217, inciso II, todas da Lei nº 8.112,
de 1990.

LIVRO SOBRE JURISPRUDÊNCIA DO TCU
APLICADA A CONVÊNIOS FEDERAIS
Autor: Murillo de Miranda Basto Neto

Informamos à comunidade do EGP que o amigo e professor Murillo Neto acaba de
lançar novo livro sobre convênios federais à luz da jurisprudência da Corte
de Contas federal, o qual foi elaborado com base neste Ementário de Gestão
Pública, inclusive.
A obra (336 páginas) contém ementas de um conjunto das decisões sobre
interpretações da legislação de convênios federais feitas pelo Egrégio
Tribunal de Contas da União nos últimos sete anos, que se aplicam também aos
atuais dispositivos normativos relacionados à matéria. O(a)
prezado(a) leitor(a) encontrará as ementas de acórdãos e decisões do TCU
classificadas por temáticas, o que facilitará a correta interpretação da
legislação federal pertinente à matéria.
A referida obra pode ser adquirida nas melhores livrarias do País ou no
sítio web abaixo:
http://www.matrixeditora.com.br/product_info.php?info=p1728_Jurisprud-ncia-d
o-Tribunal-de-Contas-da-Uni-o.html

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IX Curso sobre Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal –
18.03 a 22.03.2013, 20 h, 18:20h às 22:20h.

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01.04 a 04.04.2013, 30h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IV Curso Prático de Processo Administrativo Disciplinar – 01.04 a
05.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

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Públicos – 01.04 a 05.04.2013, 30h, 16:00h às 22:30h.

VIII Curso sobre Execução Orçamentária da Folha de Pessoal no SIAFI (Novo
Documento) – 01.04 a 05.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

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de Preços – 08.04 a 12.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XI Curso de Fiscalização de Contratos Administrativos – Implicações das IN
02/08, IN 03/09 e IN 05/10 do MPOG e as Principais Mudanças da
Regulamentação para a Administração Pública – 08.04 a 12.04.2013, 20h,
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XX Curso de Suprimento de Fundos Aplicado ao SIAFI e Sistema de Cartão de
Pagamento-SCP – 08.04 a 12.04.2013, 24h, 08:00h às 12:00h.

I Curso de Planejamento Estratégico Organizacional – 08.04 a 12.04.2013,
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XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXVII Curso sobre Gestão e Prestação de Contas de Convênios/Portal de
Convênios-SICONV – 15.04 a 26.04.2013, 40h, 14:00h às 18:00h.

115º Curso sobre Siafi Operacional/Com o Novo CPR, Curso Completo de
Execução Orçamentária e Financeira: Teoria e Prática – 15.04 a 26.04.2013,
48h, 18:20h às 22:20h.

I Curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Cadeia de Suprimentos –
15.04 a 26.04.2013, 40h, 18:20h às 22:20h.

XVII Curso sobre Contratação de Bens e Serviços de TI (Segundo a IN-04 da
SLTI/MP e a Jurisprudência do TCU) – 15.04 a 26.04.2013, 32h, 08:00h às
12:00h.

VI Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco – 15.04 a
26.04.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

III Curso Prático sobre Sistema SICONV e Portal de Convênios – 22.04 a
26.04.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XXIX Curso de Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais na
Contratação de Bens e Serviços (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS), com Ênfase
nos Reflexos da Desoneração da Folha na Retenção – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

I Curso sobre Tempo de Serviço, de Contribuição e de Efetivo Exercício
quanto à Apuração, Averbação Integral e Parcial e da Desaverbação, observada
a Natureza Jurídica e Finalidades (Portaria 154/2008/MPS- Atos
Complementares, Inclusive do STF e do TCU) – 22.04 a 25.04.2013, 34h, 08:00h
às 12:00h e das 13:30h às 17:30h.

XIII Curso sobre Lei de Responsabilidade Fiscal – 22.04 a 26.04.2013, 20h,
08:00h às 12:00h.

VI Curso de Treinamento Novo CPR – 06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XXXIV Curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência –
06.05 a 10.05.2013, 20h, 08:00h às 12:00h.

XIV Curso sobre Elaboração e Gestão do Plano Plurianual – 06.05 a
09.05.2013, 32h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

III Curso de Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas
Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de acordo com a IN 02/2008, com
Alterações da IN 03/09, IN 04/09 e IN 05/09 e Portaria nº 07, de 09 de março
de 2011, Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços de Contratos
Administrativos – 13.05 a 17.05.2013, 20h, 18:20h às 22:20h.

XX Curso de Tomada de Contas Especial – Teoria e Prática – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 08:00h às 12:00h.

XXV Curso de Contabilidade Pública – 13.05 a 24.05.2013, 40h, 18:20h às
22:20h.

XXXII Curso de Auditoria e Controles Internos Governamentais – 13.05 a
24.05.2013, 40h, 18:45h às 22:15h.

XXIX Curso Integrado sobre Contratos, Licitações e Convênios – 13.05 a
29.05.2013, 54h, 18:30h às 22:00h.

59º Curso sobre Siafi Gerencial – 20.05 a 29.05.2013, 24h, 19:00h às 22:00h.

III Curso de Modelagem e Gestão de Processos – 27.05 a 29.05.2013, 30h,
08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

XXXIX Curso de Administração Orçamentária e Financeira – Gestão de Finanças
Públicas Fundamentos e Prática de Planejamento, Orçamento e a Administração
Financeira com Responsabilidade Fiscal – 03.06 a 07.06.2013, 40h, 08:00h às
12:00h e das 14:00h às 18:00h.

IX Curso de Orçamento e Planejamento Públicos para não especialistas –
10.06 a 25.07.2013, 136h, 18:30h às 22:30h.

XIII Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis – Entendendo as
Mudanças Aplicadas na Contabilidade do Setor Público – 17.06 a 28.06.2013,
40h, 18:20h às 22:20h.

XIV Contabilidade Avançada – Siafi (Operacional) – 17.06 a 21.06.2013, 24h,
das 18:20h às 22:20h.

XXX Curso sobre SIASG – Sistema Integrado de Administração Pública e
Serviços Gerais – 24.06 a 28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às
18:00h.

IV Curso sobre Depreciação Patrimonial – 24.06 a 28.06.2013, 20h, 08:00h às
12:00h.

XII Curso de Aperfeiçoamento sobre Legislação de Pessoal – 24.06 a
28.06.2013, 40h, 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

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