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O Sucesso Começa Dentro de Você




Por Soeli de Oliveira

Sucesso é conseguir aquilo que você quer. Felicidade é querer o que você conseguiu. Para ser feliz, você não precisa estabelecer condições. Você pode passar a ser feliz agora, basta querer o que você já tem. Já para ter sucesso, são necessárias três condições básicas: o querer, o saber e as oportunidades.  Ficar sentado no banco da estação da vida como espectador não garante um lugar no time do sucesso. É sabido que se você fizer o que sempre fez, só irá conseguir aquilo que sempre conseguiu.

OS PROBLEMAS FAZEM PARTE DA VIDA
Ao dia se sucede a noite. Na vida nem tudo é um mar de rosas. Há dias da caça e outros dias do caçador. Se eu tirar os problemas da sua vida, com toda certeza, acabarei com ela. O mesmo se sucede com o seu trabalho. Problemas são oportunidades disfarçadas que servem para perturbar o nosso cérebro e permitir a nossa evolução.

Uma das grandes causas de infelicidade e desgraça da atualidade é que humanidade vem colocando o TER antes do SER e do FAZER. Oitenta e cinco por cento das pessoas bem sucedidas na vida tiveram uma infância difícil. A luta para superar os problemas faz pelo espírito o que o exercício físico faz pelo corpo.

DEMONSTRE MATURIDADE
Tudo tem o seu tempo. Saiba esperar e lutar pelo que você quer. Uma evidência de maturidade é saber adiar gratificações. Faça imediatamente o que deve ser feito. Entre imediatamente em ação. Uma caminhada de mil passos começa com o primeiro passo. Procure quebrar as suas metas em pedacinhos controláveis.

SEJA TALENTOSO
Talento tem a ver com a prática. Quanto mais você pratica, mais sortudo você fica. Para Sócrates, o pensador grego, “o homem preguiçoso é aquele que poderia estar melhor empregado.”

SEJA COMPROMETIDO
Se você vive dividindo paredes com o seu vizinho e o telhado dele está pegando fogo, o problema dele é seu também. Numa organização não basta estar dentro do mesmo barco, é preciso que todos remem para o mesmo lado.

SAIBA SE COMUNICAR
Comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende. Não rotule as pessoas como “cabeças duras” porque elas não entendem. Se o outro não entendeu, é porque você não comunicou com o vocabulário que ele entende.

SEJA LÍDER
Todo líder é um visionário. É um mercador de sonhos. Liderar é fazer acontecer. Para fazer mais é preciso aprender a delegar. A delegação dá a oportunidade para que as pessoas em nossa volta cresçam, e libera o líder para fazer coisas mais importantes.

PROMOVA MUDANÇAS
A única coisa constante na vida é a mudança. Busque incansavelmente a excelência e a inovação. Procure não ser pego de surpresa, pois é bem possível que o seu maior competidor não tenha aparecido ainda.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.






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O mundo exterior é reflexo do mundo interior


O mundo exterior é reflexo do mundo interior


O nosso desempenho pessoal e profissional nunca será maior do que a nossa autoestima e nossa autoimagem. Autoimagem é o modo como nos vemos. Já autoestima, é o modo como nos sentimos. Mas, como podemos melhorá-las? Por não conhecermos como o cérebro funciona, com frequência temos que lidar no dia-a-dia com pessoas difíceis, que ao invés de resolverem seus modos negativos de ver a vida e as outras pessoas, fazem compensações comportamentais, que segundo o renomado Dr. Alfred Adler levam a deformações.

O nosso potencial é muito maior do que a gente pensa. Criei-me desde a infância ouvindo palestrantes e professores afirmarem que não usamos mais do que 5% da capacidade de nossos cérebros. Isso porque o nosso poderoso computador cerebral é como um iceberg, formado por uma pequena parte visível e por outra grande parte invisível. Estudiosos do cérebro humano afirmam que o cérebro é formado por 1% de consciente e por 99% de inconsciente.

A nossa autoestima e autoimagem são construídas linguisticamente. Um dos pressupostos da Neurolinguística é que “o mapa não é o território”. O que temos no cérebro são os registros de imagens, sons, sentimentos e emoções.  Os acontecimentos reais ou imaginários são registrados pelo cérebro da mesma maneira. O fenômeno neurofisiológico é o mesmo. No momento que nós compreendemos isso, temos nas mãos o poder que precisamos para fazer uma revolução positiva no nosso modo de pensar e viver.

Percepção é realidade. Nós atuamos conforme as nossas percepções da realidade. Mudando nossas percepções, muda-se a realidade.

Toda a realidade é criada duas vezes. Primeiro a gente cria as coisas na mente para depois se manifestar no universo físico. Os grandes realizadores que abençoaram a humanidade com suas invenções e realizações não foram como o discípulo São Tomé, que precisou ver para crer. Foram homens e mulheres de visão – primeiro sonharam acordados, acreditaram, para na sequência realizar. Ou seja, o sucesso é primeiro interno, depois é que ele se manifesta no mundo físico.

A porta de entrada para o nosso subconsciente é o lado direito do cérebro. Por isso para poder acioná-lo precisamos estar relaxados. O poder do subconsciente está aí ao nosso dispor, obedecendo às ordens do consciente, para o nosso bem ou para o nosso mal. Nós que o bloqueamos desde cedo com sentimentos de baixa autoestima e impotência. Desbloqueá-lo fica mais fácil quando entendemos como o cérebro funciona.  Aí reside a importância de intercalar o trabalho com horas de descanso, lazer e relaxamento para sermos mais produtivos e criativos.

Outras duas restrições que nos impedem de viver plenamente a nossa vida e utilizar todo o nosso potencial são os sentimentos de culpa e as preocupações.

Perdoar antes de ser um ato de amor é um ato de inteligência. O sentimento de culpa é um sentimento do passado. Só que é um sentimento inútil, porque é sobre coisas que já aconteceram e que não podemos fazer nada para modificar. Muitos vivem como se estivessem nadando correnteza acima com uma pedra amarrada no pescoço, cheios de sentimentos de culpa.  O que primeiro temos que fazer é perdoar a nós mesmos. Estamos aqui para evoluir e para crescer. Ninguém é perfeito. A vida é uma escola. A segunda coisa a fazer é perdoar os nossos ofensores. O fato de você não perdoar, só prejudica uma pessoa, você mesmo. Não querer perdoar assemelha-se a tomar veneno e querer que a outra pessoa morra envenenada.

Preocupar-se é sofrer por antecipação. As “pré-ocupações” – o ocupar-se com as coisas que ainda não aconteceram – é sofrer por antecipação, pois é sabido que 99% das coisas que nos preocupam jamais acontecerão.

O nosso passado é conhecido e imutável. O nosso futuro é desconhecido e mutável. Podemos decidir em que direção seguir e onde queremos chegar. A única maneira de nos prepararmos para o futuro, o lugar onde vamos passar o resto de nossa vida, é viver o aqui e agora com toda intensidade.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS




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Livro A Menina do Vale - Bel Pesce



Iniciativa? Trabalho em equipe? Networking? Determinação? Quais são as coisas que podem fazer toda a diferença para quem sonha em empreender?Em A Menina do Vale, Bel Pesce conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita diversos cases de sucesso que mostram como o perfil empreendedor pode mudar uma vida.Se prepare para mergulhar em histórias cativantes, que mostram que tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração.

Dividida em 18 capítulos, a obra oferece conselhos a futuros empreendedores. As orientações foram lapidadas pela experiência de Bel no Vale do Silício, o pulmão californiano da tecnologia, e também no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde a brasileira se graduou em engenharia elétrica, ciências da computação, administração, economia e matemática.
Até agora, diz a autora, o que mais impressiona nos downloads de A Menina do Vale é a diversidade dos interessados no assunto. “Recebi mensagens de jovens que estão no ensino médio e também de pessoas com 50 ou 60, que querem mudar de vida. Todos procuram conselhos”, diz.
O download do livro é gratuito, bastando acessar o endereço www.ameninadovale.com 

Sobre a autora: Bel Pesce é nascida e criada em São Paulo, Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação.

Estratégias de marketing e vendas




Por Soeli de Oliveira

Se a sua empresa está fazendo um bom produto ou prestando um excelente serviço e acha que não está vendendo como deveria, sabe o que está faltando para vender mais e melhor? Faltam estratégias eficazes de marketing e vendas, pois vender é mais uma questão de estratégias do que de técnicas.

SEGMENTAÇÃO
Seus vendedores estão visitando as pessoas certas? Que segmento de clientes sua empresa se sente forte para servir? Acredite, a maioria dos vendedores não sabe separar o joio do trigo. Quem tem necessidade de nossos produtos? Qual é o perfil ideal de nossos clientes? Vender se torna muito difícil, senão impossível, quando tentamos vender o que não tem nada a ver com o negócio de nossos clientes ou quando eles não têm condições de compra. A primeira função de um Gerente de Vendas e dos Vendedores é, antes de sair na rua para vender, responder a pergunta: Quem compra os nossos produtos?

BASE DE DADOS
Quanto vale ter informações? Você dá importância à base de dados da sua empresa? Quais as informações que você tem dos seus clientes? Será que você tem todas as informações que você precisa sobre eles? Que tipo de informações você precisa ter? Se preciso, crie um cargo de assessor de base de dados e depois me informe se você não ganhou muito dinheiro criando esta nova função! Tem muita gente jovem torcendo pela oportunidade do primeiro emprego. Por que não contratar um estagiário? Poucos dirigentes fazem ideia do poder que é uma base de dados bem feita. Uma força em vendas quase sempre está alicerçada numa poderosa base de dados.

RELACIONAMENTO
Você visita os clientes todos os meses? Como está o seu relacionamento com eles? Faça algo pelos funcionários dos seus clientes e com certeza eles não vão te esquecer. Você tem que ter uma campanha agressiva para os funcionários. Para um dirigente, agradar os seus funcionários é o mesmo que agradar os seus filhos. Se possível, vá mais além, faça também algo pelos clientes dos seus clientes. Se você aumentar a demanda, toda a cadeia será beneficiada.

INTERNET
Muitos casamentos estão sendo feitos graças à internet. Quem disse que não dá para vender seus produtos via internet? Crie uma página em torno da sua empresa ou do seu nome. Alimente sua rede com dicas, assessorias e informações. As vendas que outrora se limitavam às visitas pessoais têm hoje no telefone e na internet dois poderosos aliados que vieram formar um tripé essencial. Leva mais vantagem quem, ao invés de combater as novas tecnologias, capta as suas vantagens e as usa em seu benefício. A internet traz as vantagens de agilidade e interatividade com baixos custos.

INDICAÇÕES
Indicações facilitam o processo de venda. Você pede indicações para os clientes satisfeitos? Uma indicação não tem preço. O índice de fechamento de vendas nas indicações chega a 50%. Se você é um gerente, poderá multiplicar as vendas rapidamente, se tão somente, exigir de seus vendedores a entrega de pelo menos uma indicação junto com cada pedido ou contrato. Ninguém é bem sucedido sozinho. Temos que contar com informantes, pessoas que falem bem de nós e que nos indiquem bons clientes.

TESTEMUNHOS
Tenha sempre na sua pasta testemunhos de clientes satisfeitos. Não deixe seus vendedores saírem sem eles. Eles funcionam tão bem que as igrejas usam há séculos. Se o testemunho é verdadeiro, qual é o problema em utilizar? Organize uma biblioteca de testemunhos por segmento. Sempre que um cliente falar bem dos seus produtos ou serviços, filme ou peça para eles escreverem e assinarem.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Em sua visão, terceirizar é uma oportunidade ou uma ameaça? Você poderia ter outras pessoas ou empresas vendendo para você? Será que você não poderia fazer uma aliança estratégica? Podemos fazer isso para vender os nossos produtos ou serviços? Quais os riscos? Quais os benefícios? Formar alianças é uma moderna forma de se diferenciar e se tornar mais competitivo.

PROPAGANDA
Agência de publicidade não é só para empresas grandes. Também é para as pequenas e médias que querem se tornar grandes.  Como você muito bem sabe, "quem não é visto não é lembrado". Faça uso de mídias variadas: jornais, rádio, revistas, assessoria de imprensa, outdoor, etc., desde que elas atinjam o seu público-alvo. Se possível, contrate uma agência de publicidade. Não seja um pato, querendo fazer de tudo um pouco, sem apresentar qualidade em nada.

Siga corretamente este conjunto de orientações mercadológicas. Se persistir a falta de crescimento em vendas, um consultor experiente deverá ser consultado, pois é o futuro do seu negócio que está em jogo.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

Normativos publicados no DOU de 05.07.2012.

- Assunto: SEGURANÇA PÚBLICA. Lei nº 12.681, de 04.07.2012 (DOU de
05.07.2012, S. 1, ps. 1 e 2) - institui o Sistema Nacional de Informações de
Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (SINESP); altera as Leis nºs
10.201, de 14.02.2001, e 11.530, de 24.10.2007, a Lei Complementar nº 79, de
07.01.1994, e o Decreto-lei nº 3.689, de
03.10.1941 (Código de Processo Penal); e revoga dispositivo da Lei nº
10.201, de 14.02.2001.

- Assunto: AGRICULTURA FAMILIAR. Decreto nº 7.774, de 04.07.2012 (DOU de
05.07.2012, S. 1, p. 3) - autoriza a criação de linha de crédito de
investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura
Familiar (PRONAF), com bônus de adimplência para agricultores familiares de
municípios da região Sul afetados por seca ou estiagem.

- Assunto: AGRICULTURA FAMILIAR. Decreto nº 7.775, de 04.07.2012 (DOU de
05.07.2012, S. 1, ps. 3 a 6) - regulamenta o art. 19 da Lei nº 10.696, de
02.07.2003, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e o
Capítulo III da Lei nº 12.512, de 14.10.2011, e dá outras providências.

- Assunto: DEFICIÊNCIA FÍSICA. Portaria/SDH nº 834, de 04.07.2012 (DOU de
05.07.2012, S. 1, p. 8) - convoca a III Conferência Nacional dos Direitos da
Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Brasília-DF, no período de 03 a
06 de dezembro de 2012, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos
da Presidência da República.

- Assunto: TRANSPARÊNCIA. Instrução/SUSEP nº 61, de 04.07.2012 (DOU de
05.07.2012, S. 1, ps. 45 a 47) - regula o acesso a informações previsto na
Lei nº 12.527, de 18.11.2011, classifica informações sigilosas e disciplina
os procedimentos de exame, vista e fornecimento de cópias de processos
administrativos, no âmbito da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP),
e dá outras providências.

- Assunto: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Instrução/SUSEP nº 63, de
04.07.2012 (DOU de 05.07.2012, S. 1, ps. 47 e 48) - dispõe o processo de
contratação e de gestão de contratos de bens e serviços de Tecnologia da
Informação (TI), em consonância com a Instrução Normativa/SLTI-MP nº 4/2010
e suas alterações.

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Normativos publicados nos DOU's de 03.07 e 04.07.2012.

- Assunto: VIGILÂNCIA. Portaria/SLTI-MP nº 34, de 02.07.2012 (DOU de
03.07.2012, S. 1, p. 77) - atualiza os valores limites para a contratação de
serviços de vigilância, em substituição aos valores limites publicados pela
Portaria nº 38, de 13.07.2011, para a Unidade Federativa do Maranhão.

- Assunto: CONTROLES INTERNOS. Circular/SUSEP nº 445, de 02.07.2012 (DOU de
04.07.2012, S. 1, ps. 41 e 42) - dispõe sobre os controles internos
específicos para a prevenção e combate dos crimes de "lavagem" ou ocultação
de bens, direitos e valores, ou os crimes que com eles possam relacionar-se,
o acompanhamento das operações realizadas e as propostas de operações com
pessoas politicamente expostas, bem como a prevenção e coibição do
financiamento ao terrorismo.

CURSO DE CAPACITAÇÃO VIRTUAL DA CGU
SOBRE A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Informamos à rede do Ementário de Gestão Pública que a zelosa
Controladoria-Geral da União disponibiliza excelente curso gratuito de
capacitação virtual sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº
12.527/11, a servidores e empregados públicos federais. O objetivo do
referido curso é dar continuidade às ações de sensibilização e treinamento
para a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Maiores informações poderão ser obtidas:
a) no sítio web da Escola Virtual da CGU:
http://escolavirtual.cgu.gov.br/ead
b) pelo endereço eletrônico:
escolavirtual.suporte@cgu.gov.br
Participe, é gratuito e de excelente qualidade!

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O poder das crenças positivas


Por Soeli de Oliveira

Tenha muito cuidado com as expectativas. Tudo o que você acredita ou teme tem maior probabilidade de acontecer. Não perca tempo pensando naquilo que você não quer. Faça o universo conspirar ao seu favor, tenha bem claro o que deseja e o motivo pelo qual deseja.
O universo é potencialmente rico e abundante. O termo prosperidade pode ser definido como a capacidade de gerar riquezas. Como seres superdotados que somos, temos potencialidades ilimitadas para gerar valor. Tristemente, com muita frequência, nos limitamos. Mais do que qualquer outra coisa, as crenças que abrigamos em nossas mentes constituem um valioso patrimônio, razão porque devemos ter somente pensamentos positivos, que reforcem a nossa autoestima e apoiem os nossos esforços na busca de felicidade e realização.
Dizem os peritos que usamos muito pouco desta máquina prodigiosa chamada cérebro. Os que aprendem rápido vivem mais e melhor. Como seres inteligentes que somos, devemos tirar proveito de nossas potencialidades e superar as nossas limitações.
Independente das crenças religiosas de cada um, a frase atribuída a São Francisco, “é dando que se recebe”, encerra uma grande lição de inquestionável sabedoria. Dinheiro é uma medida de energia. Mede o quanto cada um de nós contribui para aumentar as riquezas do universo. Ganha mais dinheiro quem faz circular uma maior quantidade e qualidade de energia.
Colocar foco naquilo que queremos e não no que não queremos é fundamental para superar as adversidades. A vida tem seus fluxos e refluxos. Tudo no universo tem seus ciclos. Não existem más experiências que durem para sempre.  Diz um antigo ditado Lusitano que “não há bem que sempre dure e nem mal que não tenha fim.”.
Reconheça e aceite os seus aparentes defeitos – eles são as suas características individuais e com frequência constituem o seu maior diferencial. Você já parou para fazer um balanço e responder a si mesmo: Onde estou? O que tenho? O que quero? Onde quero chegar?  Muitas e muitas vezes os aparentes obstáculos são nossos maiores amigos. É na adversidade que brilham nossas virtudes, enquanto que na prosperidade é que vicejam os nossos vícios.
Comprometa-se com a excelência e com a ética. Nós não somos vítimas de nossos estados. Percebendo ou não, nós estamos no controle. Precisamos compreender que o inconsciente é impessoal.  Não sabe distinguir uma experiência real de uma imaginária.  Ele funciona como uma espécie de piloto automático.  Seu papel é executar o que o consciente determina.
Comemore por antecipação as vitórias que busca. Elas são o ensaio para as grandes realizações. Exercite a “memória de futuro”. Veja-se sendo bem sucedido e próspero. Não compensa, nem se quer na imaginação, pensar na possibilidade de fracassar.
O universo é inteligente. Não existe acaso na vida. Existe um propósito, senão não estaríamos aqui. O dia de hoje é o primeiro dia do resto da nossa vida. As crises de infelicidade são um alerta do desvio de propósito.
Lembre-se que a chance é zero de se fazer as mesmas coisas e obter resultados diferentes. Cuide da sua autoestima. Reconheça o seu valor. Você vale mais do que uma estrela, você também nasceu para brilhar.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.





Normativo publicado no DOU de 02.07.2012.

- Assunto: CFA. Resolução Normativa/CFA nº 425, de 28.06.2012 (DOU de
02.07.2012, S. 1, p. 162) - institui o Cadastro Nacional dos
Profissionais de Administração e Pessoas Jurídicas registrados no
Sistema CFA/CRAs, e dá outras providências.

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Julgados e normativos publicados no DOU de 29.06.2012



- Assunto: CONTRATO DE REPASSE. DOU de 29.06.2012, S. 1, p. 108.
Ementa: recomendação à Caixa Econômica Federal no sentido de que adote medidas necessárias para que, nos contratos de repasse de recursos federais a municípios, em que atue como mandatária da União, exija dos tomadores de recursos do Orçamento Geral da União cópias das notificações enviadas por estes beneficiários quanto à liberação dos aludidos montantes aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais, com sede no município (ao invés de simplesmente exigir sua declaração nesse sentido), de forma a cumprir o disposto no art. 2º da Lei nº 9.452/1997 e no “caput” do art. 37 da Constituição Federal (item 1.7, TC-000.774/2012-0, Acórdão nº 1.647/2012-Plenário).

- Assunto: REGISTRO DE PREÇOS. DOU de 29.06.2012, S. 1, p. 112.
Ementa: determinação à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará para que realize, em suas licitações referentes a convênios celebrados com a União, a prévia cotação de preços, ainda que as aquisições sejam realizadas por meio de adesões às atas de registro de preços de outros órgãos público, mesmo os federais, nos termos do art. 8º, “caput”, do Decreto nº 3.931/2001 (item 1.4.1.4, TC-003.770/2012-5, Acórdão nº 1.578/2012-Plenário).

- Assunto: LICITAÇÕES. DOU de 29.06.2012, S. 1, p. 119. Ementa: alerta ao Ministério de Minas e Energia no sentido de que a exigência da certificação Microsoft Gold Partner, na fase de habilitação, restringe o caráter competitivo da licitação (item 9.2.1, TC-003.837/2012-2, Acórdão nº 1.619/2012-Plenário).

- Assunto: COMBUSTÍVEL. DOU de 29.06.2012, S. 1, p. 123. Ementa:
determinação ao DNIT para que, nas contratações para prestação de serviços de fornecimento de combustíveis para seus veículos: a) estabeleça, no edital, prazo suficiente para que a empresa vencedora do certame credencie os estabelecimentos comerciais localizados nas imediações das unidades a serem atendidas; b) abstenha-se de estabelecer cláusula contratual que contemple rede de postos de serviço credenciados em todo o território nacional para abastecer os veículos das superintendências regionais, salvo se restar demonstrada nos autos a efetiva necessidade de deslocamentos para fora dos limites da unidade da federação envolvida e a economicidade dessa solução (itens 9.2.1 e 9.2.2, TC-033.757/2011-9, Acórdão nº 1.632/2012- Plenário).

- Assuntos: PESSOAL e TCU. DOU de 29.06.2012, S. 1, p. 126. Súmula/TCU nº 280: “É ilegal a inclusão, nos atos de concessão, da parcela de Gratificação de Atividade pelo Desempenho de Função - GADF de forma destacada, cumulativamente com parcelas de 'décimos/quintos' ou atualmente VPNI, decorrentes de Função Gratificada - FG e de Gratificação de Representação de Gabinete - GRG” (TC-015.298/2009-7, Acórdão nº 1.625/2012-Plenário).

NORMATIVOS

- Assunto: PLANEJAMENTO. Decreto nº 7.769, de 28.06.2012 (DOU de 29.06.2012, S. 1, ps. 3 e 4) - dispõe sobre a gestão do planejamento, da construção e do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

- Assuntos: AGU e PESSOAL. Portaria/AGU nº 281, de 27.06.2012 (DOU de 29.06.2012, S. 1, p. 4) - institui a Premiação por Reconhecimento Profissional, as referências elogiosas e concessão de elogios aos membros das carreiras de Advogado da União, Procurador Federal, e servidores administrativos no âmbito da Advocacia Geral da União. Pelo art. 3º do normativo, o detalhamento das regras de avaliação e premiação, concessão de referência elogiosa e de elogio constarão de regulamento específico, a ser editado pelo Comitê Gestor do Programa AGU Mais Vida, instituído pelo art. 4° da Portaria/AGU n° 190, de 10.05.2012. Por oportuno, não poderíamos deixar de tecer elogios aos responsáveis pela gestão de pessoas na Advocacia-Geral da União (AGU), órgão federal que recentemente tem apresentado boas novidades nas páginas do Diário Oficial da União. Parabéns, AGU! Continue assim e quiça suas boas práticas de gestão possam inspirar outros gestores públicos!

- Assunto: STN. Portaria/STN-MF nº 408, de 28.06.2012 (DOU de 29.06.2012, S. 1, p. 46) - divulga o Balanço do Setor Público Nacional
(BSPN) do exercício de 2011, que contempla a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação relativas ao exercício financeiros ( 23 estados, Distrito Federal e 4.284 municípios). Pelo normativo, as contas consolidadas dos entes da Federação são apresentadas em demonstrações contábeis adaptadas aos modelos definidos na Portaria/STN-MF nº 665, de 30.11.2010, e demonstrações contábeis em conformidade com a Lei nº 4.320, de 17.03.1964. Versão eletrônica do BSPN está disponível no endereço web a seguir:

CURSO DE PLANILHAS – LIMPEZA, VIGILÂNCIA...
(FAÇA SUA RESERVA, NA ABOP)

Você, leitor(a) do EGP, que trabalha com planilhas de custos de limpeza, vigilância... na administração pública federal, estadual, do DF ou municipal, em todo o país, não pode deixar de participar do novo curso noturno da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), a ser realizado em agosto/2012 em Brasília-DF, sob o competente magistério do prof. Genivaldo Costa, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones (61) 3224-2613 ou (61) 3224-2159 (a/c Srª Ana Araújo), ou pelo e-mail: secretaria@abop.org.br

DICA IMPERDÍVEL PARA DOWNLOAD
(LICITAÇÕES E CONTRATOS)

Convidamos a comunidade do Ementário de Gestão Pública a fazer o “download” de arquivo PDF contendo a totalidade dos informativos do Tribunal de Contas da União sobre licitações e contratos (de nºs 1 a 111), até a presente data, num total de 403 páginas, consolidado pelo amigo (e nosso leitor) Osmar Reinaldo Gregoldo, professor da ENAP, pelo endereço web a seguir:
Parabéns ao Tribunal de Contas da União pela bela iniciativa!
Bom proveito e passe adiante!

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EMENTÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA
Iniciativa e pesquisa: Paulo Grazziotin

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