Novo Número da Revista de Administração Pública Está Disponível Para Leitura

A quarta edição de 2014 da Revista de Administração Pública (RAP) está no ar e tem como destaque a entrevista com o professor emérito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Luiz Carlos Bresser Pereira, concedida ao pesquisador/autor Leonardo Queiroz Leite. Na entrevista, o professor e ex-ministro traz uma narrativa mais detida sobre a sua atuação à frente da reforma, com destaque para o papel desempenhado pela equipe de alto nível que compôs os quadros do Mare (Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado), capaz de subsidiar suas ações políticas e seus debates polêmicos.
Bresser relata também como se articulou para conquistar o apoio de alguns segmentos políticos e burocráticos estratégicos durante a discussão da reforma administrativa; o seu papel na presidência do Clad (Consejo Latinoamericano de Administración para el Desarrollo); as deliberações sobre a Reforma do Estado; a influência nas propostas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e as inconsonâncias com o Banco Mundial sobre as ideias para a reforma da administração pública da década de 1990 no contexto internacional.
Este número aborda também as temáticas sobre o Orçamento Participativo abrangendo também a área digital; o regime de previdência social brasileiro; o plano de ação brasileiro para o Governo Aberto; o estudo das novas perspectivas de análise do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, igualmente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Aracaju (SE). 
O tratamento do modelo de coalizões de defesa (Advocacy Coalition Framework — ACF), de Sabatier e Jenkins-Smith (1993), averigua a prevalência da comunidade científica catarinense na formulação da Política Científica e Tecnológica (PCT) e neste mesmo Estado, a análise de Klumb e Azevedo onde exploram a percepção dos gestores operacionais sobre os impactos gerados nos processos de trabalho após a execução das melhores práticas de governança de TI no TRE/SC.
A edição traz a apresentação dos trabalhos dos autores Carla Braun e Rafael Mueller que articulam sobre a gestão do conhecimento na administração pública municipal (Curitiba) com a aplicação do método Organizational Knowledge Assessment (OKA); a referência aos estudos das Escolas de governo na visão brasileira e os desafios e possibilidades enfrentados na Ética na administração pública.
De periodicidade bimestral, a revista, que é uma publicação da FGV/EBAPE, teve a sua primeira edição no ano de 1967 e atualmente disponibiliza online e com acesso aberto todos os volumes para consulta pelos leitores. Acesse a página da RAP e pesquise as temáticas de seu interesse. Para assinatura ou a renovação da revista (versão impressa), o leitor deve escrever para pedidoseditora@fgv.br. 
Aos acadêmicos e leitores interessados em submeter o seu artigo, podem consultar as normas de submissão do periódico e envio pelo sistema de submissão e avaliação da revista
A edição da revista é dirigida pelo professor Peter K. Spink, do Centro de Administração Pública e Governo - EAESP/FGV.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...