Oficina treina municípios para melhorar transparência na gestão pública

Teve início nessa terça (15), a Oficina de Controle Interno, promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) para capacitar as prefeituras do interior do Estado na implementação de ferramentas de transparência. O evento faz parte do projeto Rede de Controle da Gestão Pública no Fomento aos Controles Internos Municipais. A oficina segue até quinta (17) com participação de representantes de 38 cidades e conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e da Escola Superior de Advocacia do Estado (ESA/MS).

"A transparência e controle social beneficiam não apenas o gestor público, mas toda a sociedade. Todos são prejudicados pela prática da corrupção e ela precisa ser combatida", disse o secretário-geral adjunto da OAB/MS, Jully Heyder, na abertura do evento. "Estamos caminhando para a construção de um país transparente e precisamos dotar os municípios de ferramentas para isso", afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A chefe da CGU no Estado, Janaina Gonçalves Theodoro de Faria, ressaltou a importância da adesão das instituições na disseminação de conhecimento para os administradores municipais e para a população. "Parcerias com instituições como a OAB/MS contribuem para que a sociedade compreenda que é preciso a participação de todos no combate a corrupção. A população precisa compreender o trabalho de transparência, conhecer as ferramentas para saber cobrar dos prefeitos uma administração mais eficaz e justa", apontou Janaina.

Na oficina, os participantes puderam conhecer a Rede de Controle da Gestão Pública, apresentada pelo secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Edmur Baida. Criada em 2009, a rede agrega instituições em cada Estado com o objetivo de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão, diagnóstico e combate à corrupção, incentivo e fortalecimento do controle social e intercâmbio de experiências. A oficina aborda o planejamento e construção de modelos de estrutura de sistema de controle interno do município.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do vice-presidente da Comissão Permanente de Transparência, Ética Pública e Combate à Corrupção, Carmelino Rezende, e a auditora geral do Estado, Tatiana Silva da Cunha Piffer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...