Dia 28 de outubro: dia do servidor público

Nesta segunda-feira, 28 de outubro, é dia do servidor público, mas qual é realmente o papel que deve ser exercido quando se está nessa posição? Milhares de pessoas, todos os anos, tentam uma vaga na Administração Pública, com diversas finalidades, mas os motivos mais comuns são as estabilidades no emprego e financeira. No fundo, no fundo, em meio a tanta vontade de garantir o salário no final do mês, talvez muitos chegam a perder o foco da função. O que é então ser um servidor? Qual é o significado disso?

Leia também:

O juiz federal, autor de diversos livros sobre o assunto, mais conhecido como o Papa dos Concursos, William Douglas, explica com clareza essa questão. "Creio que parte do sentido está em 'honrar as calças que veste', ou seja, devolver para o país - com trabalho honesto e decente - o que recebemos de remuneração e prerrogativas. Eu, como cristão, ainda tomo o exercício do cargo como uma missão, um dever não só cívico e moral, mas também religioso. Nesse passo, a Bíblia manda trabalharmos bem para nosso patrão. Meu patrão é o povo brasileiro", diz ele.
Para o especialista, ainda que a Administração Pública tenha lá seus problemas, ela é uma ótima empregadora. "Ser servidor é algo muito honroso, tendo vantagens e desvantagens, alegrias e tristezas, como qualquer outra escolha (iniciativa privada, autonomia, empreendedorismo). Cada um deve escolher o melhor caminho para ser feliz. O concurso é um deles, e o governo - com todos seus defeitos - é um bom empregador", opina ele.
A mesma opinião tem Flávio Valente, que é agente da Guarda Municipal de Búzios (RJ) há mais de dez anos. Ele diz que atualmente, os investimentos feitos pelos governantes vem melhorando e muito, especialmente em tecnologia, formação profissional e cursos. Além disso, ele conta que no seu dia a dia sente a importância da sua função. "Um funcionário público na sua definição é, antes de tudo, um servidor, ou seja, servir a população. No meu caso, eu lido diretamente com o público dando informações, facilitando a ida e vinda das pessoas no trânsito e cuido do patrimônio que é do povo", comenta ele.
O guarda municipal também acredita que ser servidor público não é mais como antigamente. Se há alguns anos, era relativamente mais fácil conquistar uma vaga e executar o trabalho de forma mais amena, hoje somente os mais preparados conseguem passar e isso afeta o dia a dia dentro dos órgãos e instituições. "Hoje, para ser um funcionário público, se estuda bem mais do que há 10 anos, a disputa está bem acirrada", opina ele.
No Brasil, são quase 10 milhões de funcionários públicos, sendo cerca de 6 milhões nos municípios, 3 milhões nos estados e Distrito Federal e ainda um pouco mais de 1 milhão no poder federal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...