Correios Ofertará Serviço de E-mail Similar ao Expresso


Até o fim do ano, o governo deverá oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população. O sistema, que será oferecido pelos Correios, está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Segundo Marcos Mazoni, presidente do Serpro, o sistema é mais seguro por usar infraestrutura própria e software livre, além de ser um e-mail criptografado. “A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é [um sistema] auditável porque usa software livre”, disse Mazoni, que esteve hoje, 24/7 conversando com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

De acordo com ele, o Serpro vai fazer o trabalho técnico junto com os Correios. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.

O e-mail será gratuito, e o projeto será custeado pelo governo, informou Mazoni. O sistema deverá ser nos mesmos moldes do serviço de e-mail expresso que já é oferecido pelo Serpro a seus clientes corporativos.

O serviço de e-mail nacional produzido pelos Correios deve se chamar Mensageria Digital. A previsão é que o serviço esteja funcionando no fim do primeiro semestre de 2014, segundo a estatal. 

Os Correios começaram a trabalhar no serviço a pedido do Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, depois do escândalo de espionagem envolvendo os EUA. A expectativa, segundo a empresa, é oferecer uma maior privacidade ao internauta brasileiro.

Os Correios trabalham desde 2012 na formatação de um serviço de correspondência digital voltado para empresas, dentro do projeto de revitalização da ECT, iniciado em 2011, quando a estatal foi autorizada pela lei 12.490/11 a atuar no segmento postal eletrônico. O grupo de trabalho do projeto Correio Digital (incluindo o plano de negócios da Mensageria Digital) foi criado no início de maio de 2012, com 60 profissionais das áreas de negócios, financeira, clientes e tecnologia de Brasília. 

Hoje, os correios do Canadá, França, Alemanha, Itália, Israel, Suíça e Espanha prestam o serviço de correspondência postal eletrônica registrada. E outro serviço, a caixa postal eletrônica, é oferecido por correios na França, Portugal, Espanha e Suíça, por exemplo. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...