Sustentabilidade ambiental


O conceito de desenvolvimento sustentável foi usado pela primeira vez no ano de 1987, no Relatório Brundtland, (relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas). Neste relatório consta o seguinte conceito de desenvolvimento sustentável:

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. 


Todos os gestores públicos devem ter em mente conceitos ao realizar ou autorizar despesas com a aquisição de bens e serviços. Eles são relacionados com o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade ambiental. É imperativo que os gestores governamentais conheçam assuntos como a "obsolescência programada" e "ciclo de vida dos produtos". Nada melhor do que dois vídeos para explanar sobre conceitos tão importantes. O primeiro vídeo descreve de forma bastante objetiva e esclarecedora a história das coisas desde a extração da matéria-prima até a destinação final dos produtos consumidos. 
O segundo vídeo é bastante interessante e trata do assunto "obsolescência programada" , que nada mais é que o nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido. 




Temas relacionados:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...