SIOP - Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento

Introdução 

Em 2009, a Secretaria de Orçamento Federal - SOF, juntamente com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI e o Departamento de Coordenação e Controle de Empresas Estatais - DEST, todos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, lançaram o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - SIOP, com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo de elaboração do orçamento, além de proporcionar a utilização de instrumentos tecnológicos mais modernos e garantir a participação mais ativa de todas as unidades do Sistema de Planejamento e Orçamento da União.

Sistema de Planejamento e Orçamento da União

O Sistema de Planejamento e Orçamento da União é composto pelas organizações, recursos humanos, informações, tecnologia, regras e procedimentos necessários ao cumprimento das funções definidas no processo orçamentário. Na União, esta estrutura é representada pelo Órgão Central de Planejamento e Orçamento (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), pelos Órgãos Setoriais de Planejamento e Orçamento (existentes em cada um dos Ministérios) e pelas Unidades Orçamentárias (administração direta, autarquias, fundações, agências reguladoras, empresas públicas e sociedades de economia mista, etc.). O SIOP é um sistema destinado a substituir o SIDOR - Sistema Integrado de Dasos Orçamentários.

(qualquer semelhança com o logo do Navegador Chrome é mera coincidência)

Veja abaixo cada um dos subsistemas do SIOP:

subsistema receita:

subsistema pleitos:


subsistema captação qualitativa:

subsistema controle e acompanhamento de limites:


subsistema captação quantitativa:


subsistema alterações orçamentárias:


Lembrando que o SIOP - Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento em breve substituirá totalmente o SIDOR - Sistema Integrado de Dados Orçamentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...